Desde 2015 | A informação começa aqui!

1ª FLIB fomentou cultura mais humana dentro do Campus da Unesp Botucatu

Em quatro dias (6 a 9 de novembro), a Feira Literária de Botucatu escreveu sua primeira página na história. Com tenda instalada no gramado ao lado da Biblioteca do Campus da Unesp Rubião Júnior, a FLIB deixou as formalidades acadêmicas de lado e assumiu seu verdadeiro propósito: aproximar a arte e a cultura dos livros de sua comunidade.

Com o slogan “Fronteiras, Identidades, Literatura“, o evento proporcionou uma diversidade de bate-papos incluindo a historiadora Mary Del Priore; a premiada escritora Cris Judar; as idealizadoras do podcast Vinte Mil Léguas, Leda Cartum e Sofia Nestrovski; entre outros convidados especiais, de dentro e de fora da Universidade Estadual Paulista.

A feira ainda contou com oficinas de quadrinhos e escrita não-criativa; espaço leitor para crianças; apresentações musicais, teatro e dança; exposição de escritores de Botucatu e região; presença da Livraria UNESP Móvel; e outras atrações gratuitas.

“A Flib trouxe o desejo de que a cultura siga viva e pulsante no campus, um gesto que fortalece nossa missão de tornar a biblioteca um local onde a literatura também escreve sua própria história. E desejamos que essa história continue além dos muros da universidade”, declara Darcila Bozoni, integrante da Comissão Organizadora e vice-diretora da biblioteca do campus.

“Foi um verdadeiro presente para nossa biblioteca, que este ano comemora seis décadas de histórias e conexões”, diz Luciana Pizzani, diretora da biblioteca do campus Rubião Júnior. “A feira reforça o papel da biblioteca não apenas como guardiã do conhecimento acadêmico, mas como um espaço onde sonhos, memórias e vivências se encontram”, complementa.

“Queríamos trazer um espaço de diálogo. Trazer as humanidades, um pouco mais de vigor e força a um campus que é dedicado às ciências da vida”, afirma o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC), e idealizador da Flib, Prof. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza.

“Essa grande festa das artes não teria ocorrido sem o apoio da nossa querida equipe da Biblioteca; da Editora Unesp; Fundibio; Academia Botucatuense de Letras; Secretaria Municipal de Cultura. Enfim, a todos os parceiros que aceitaram esse convite e acreditam que possamos construir, ano a ano, uma agenda que aproxime e fomente a cultura do livro”, conclui.

Apoiadores e participantes da 1ª FLIB
Academia Botucatuense de Letras (ABL)
Academia de Letras de Lençóis Paulista (ALELP)
Administração Geral do Campus (AG)
Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB)
Comitê de Ação Cultural (CACs) – IBB, FMVZ , FMB e FCA
Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)
Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
Fundação Editora UNESP (FEU)
Fundação do Instituto de Biociências (Fundibio)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)
Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)
Livraria Unesp Móvel
Livraria do Campus
Loja Oficial SEMPRE UNESP
Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (Numis)
Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (NUPE)
Pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura (PROEC)
Rede de Bibliotecas da UNESP
Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu
TV UNESP
Universidade Estadual Paulista (Unesp)

(Texto: Qamar Comunicação – assessoria de imprensa).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também