3 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Associação aponta crescimento no mercado dos veículos elétricos

O 14News conversou com Ricardo Bovo – diretor da ABRAVEI (Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores). Ele esteve na inauguração do primeiro ponto de recarga para esse tipo de automóvel no município de Botucatu.

O equipamento ficará instalado na base de serviço de atendimento ao usuário na Rodovia João Hipólito Martins (SP-209), a Castelinho. O ponto permite que o motorista de conecte o seu carregador portátil numa tomada preparada para potências de até 7 kWh (220Vac x 32Ampéres). O serviço pode ser utilizado de forma gratuita para todos os usuários que possuem um veículo elétrico.

Bovo considera que o crescimento de veículos elétricos no mercado tem ocorrido de maneira acelerada. Hoje são cerca de 7 mil veículos elétricos registrados no Denatran frente os 66 milhões dos movidos a combustão. Mas esse número vem descendo. Só no primeiro semestre deste ano, a associação contabilizou mais vendas de veículos elétricos do que todo ano passado inteiro.

O ponto de Botucatu permite recarregar para o carro rodar 45 quilômetros em uma hora que fique na tomada.

Apesar do preço mais alto do carro elétrico, o valor por quilômetro rodado, trocando o combustível pela energia, passa de 1 real para 10 centavos. Para dirigir 30 mil quilômetros no ano, o gasto passaria de 30 mil reais para 3 mil reais, sem contar com a manutenção que praticamente não existe, perto dos veículos a combustão, pois não tem vela, filtro ou troca de óleo, por exemplo.

Hoje existem 10 fabricantes com 27 modelos diferentes de carros movidos a eletricidade. Apesar do valor mais alto, a Volvo vendeu mais carro elétrico neste ano do que todos já comercializados desde 2015. Bovo defende incentivo de isenção de IPVA através de projeto de lei na assembleia legislativa, pois o automóvel elétrico mais em conta, hoje, custa 140 mil reais, porém, ele é mais compacto que um sedan.

A estimativa do representante da Associação é que nos próximos 5 anos algumas fábricas vão encerrar a fabricação dos modelos a combustão passando para a tecnologia elétrica.

(Reportagem – Cristiano Alves do site 14 News. Fotos: Gabriel Alves – Assessor de comunicação e imprensa da Rodovias do Tietê).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes