A vitrine é um dos principais recursos de comunicação do varejo com seu público-alvo. Com a chegada do fim de ano, ter um bom planejamento da comunicação de uma vitrine pode fazer toda a diferença na hora de atrair clientes e ampliar as vendas.

De acordo com Mônica Martins, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, a vitrine pode ser responsável por um aumento de até 50% no número de consumidores que entram na loja. “Uma mensagem bem elaborada tem o poder de apresentar os produtos e suas funções. Essa estratégia é um convite para atrair os clientes. Já o fechamento da venda, dependerá da abordagem dos vendedores, mantendo o espírito de fim de ano, sugerido pela vitrine”, orienta.

Entre as dicas que podem dar certo na hora de compor os elementos em uma vitrine temática, a docente cita: amigo secreto, momentos com a família, elementos natalinos e de ano novo, metas e desejos de mudanças, mensagens de reflexão e retrospectivas de boas lembranças.

“Quando criamos uma temática que explora as questões emocionais e utilizamos esse sentimento para chamar a atenção do cliente, ele certamente vai entrar para conhecer e lembrará da marca ou de um produto, em uma situação de necessidade de compra”, explica Mônica.

Outra dica importante da docente é em relação às vitrines que não são estruturadas a partir de uma temática que foque em contar uma história ao cliente ou passar uma mensagem. Nesses casos, correm o risco de não atrair o interesse do consumidor, não cumprindo a função de expositora de produto.

As orientações de planejamento para uma vitrine são uma boa oportunidade para aproveitar a expectativa de crescimento econômico e a retomada do consumo. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os números apurados até agora confirmam as projeções de um aumento das vendas no varejo paulista em torno de 5% em 2017.

Confira cinco dicas da docente do Senac Botucatu:  

1 – Equilíbrio e harmonia na composição de produtos e decoração;
2 – Quantidade de produtos adequados para que a vitrine não fique parecendo um estoque;
3 – Ter uma iluminação que dê destaque os produtos;
4 – Os produtos precisam estar bem expostos para valorizar seus pontos fortes;
5 – Ter uma temática bem definida e que conte uma história ou passe uma mensagem.

 

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(com Assessoria de Imprensa)