O GAC – Grupo Administrativo do Campus da Unesp de Botucatu, no uso de suas atribuições legais e visando identificar e propôr soluções aos problemas relacionados ao acesso de pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida, nas áreas comuns do campus, instituiu em 31/10/2017, a Comissão de Acessibilidade do Campus de Botucatu.
Tal comissão é composta por servidores de cada unidade do campus da Unesp de Botucatu, FMB, FMVZ, IBB, FCA e AG, e representantes dos docentes e do HC.
Presidida por Paulo Fernando Jacintho da Silva, sendo uma pessoa com deficiência, está dentro da proposta do segmento: “Nada sobre nós sem nós.” Ou seja, os assuntos referentes às pessoas com deficiência e aos direitos inerentes à todos devem ter a participação efetiva das pessoas com deficiência.
Os trabalhos iniciaram no começo de 2018 e focou o levantamento fotográfico dos passeios, calçadas e acessos aos prédios do campus e ao HC. Foram aproximadamente 300 fotos com descrição da situação em cada uma. Foram confrontadas com o que está disposto na Norma ABNT NBR 9050 que trata sobre a Acessibilidade à Edificações, Mobiliário, Espaço e Equipamentos Urbanos.
Tal Relatório servirá de base para futuros projetos de adequação do campus à Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015).
Em 2019, a Comissão pretende identificar os pontos mais críticos e já apresentar projetos para a resolução.
É bom frisar que a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência, além de enfrentar o preconceito e o desconhecimento, visa a inserção deste segmento da sociedade aos serviços públicos e fazer valer o exercício de seus direitos fundamentais.
POR PAULO FERNANDO JACINTHO DE SOUZA
Supervisor Técnico da Seção Técnica de Materiais
Administração Geral – Câmpus de Botucatu
Unesp – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”