Diante do crescente número de solicitações que chegam aos vereadores referentes a problemas que a população enfrenta com o fornecimento de energia na cidade, na tarde desta terça-feira, 16 de abril, ocorreu na Câmara uma reunião entre os parlamentares e representantes da CPFL, concessionária do serviço em Botucatu.
“A população reclama que às vezes fica dois, três dias sem energia, principalmente na época de chuva. Outros falam que não conseguem atendimento pelo 0800. Com o encontro, o que a gente quer é a melhoria do serviço, agilidade na resposta, mais efetivo se precisar”, fala Zé Fernandes, vereador que articulou a reunião que ainda contou com a presença dos vereadores Alessandra Lucchesi, Carlos Trigo, Cula, Jamila, Sargento Laudo, Paulo Renato e o presidente da Câmara.
Com a oportunidade, os vereadores puderam levar as demandas da sociedade pessoalmente aos gestores da CPFL. Entre as questões levantadas, estavam problemas pontuais como trocas de lâmpadas, podas de árvores, manutenção de postes e troca de postes de madeira, potência de iluminação, demanda por iluminação de LED, vistoria de fios caídos, atenção à zona rural, implantação de novos pontos de iluminação, demora no atendimento e quedas de energia em bairros específicos – tudo já apresentado em sessão por meio de requerimentos e indicações. De maneira geral, o que sobressaiu foi a dificuldade de acesso à informação que a população ainda encontra quando precisa solucionar problemas que dizem respeito ao serviço de energia.
Procurando respostas
Representando a CPFL, estavam presentes o gerente de relacionamento para o público, Devanir Mantoani Junior; a consultora de negócios, Orzila Ortega da Silva; o consultor de negócios, Carlos Eduardo Camargo; o gerente de operação de campo, José Eduardo Mauad; o coordenador de operação de campo, Adailton Mariano Machado Junior; e a supervisora de atendimento, Paula Matos da Costa. Segundo eles, o encontro foi oportuno para saber a percepção dos clientes botucatuenses quanto ao serviço prestado pela companhia.
Depois de ouvirem os questionamentos dos vereadores, os gestores responderam as demandas específicas de cada um, relacionando-as com o quadro geral de atuação da CPFL. Além disso, buscaram explicar os serviços e projetos atuais da empresa, assim como os investimentos que estão sendo feitos para melhoria, modernização e expansão do sistema elétrico. Quanto às informações ao cidadão, ressaltaram que a CPFL conta com mais de 30 canais de atendimento gratuitos, por exemplo, telefone, site, aplicativo e SMS, e que, ouvindo as demandas da Câmara, irão reforçar a divulgação destes.
Para Zé Fernandes, a reunião foi produtiva para que os vereadores possam levar informação à população que os procura e inclusive melhorar a destinação dos pedidos. “O vereador virou um canal de ligação entre as pessoas e a CPFL, é importante a gente saber o que é competência deles, o que é da Prefeitura, o que está sendo feito, etc., pra continuar cobrando e trabalhando para a benfeitoria da população”, diz.