A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu realizará de 11 a 25 de março a Campanha de Intensificação de Busca de Sintomáticos Respiratórios. Realizada em todo o Estado de São Paulo, a iniciativa tem como objetivo diagnosticar precocemente casos de tuberculose.
Com realização nos serviços de saúde e no sistema prisional, a Campanha estimula o interrogatório sobre tosse para a identificação de pacientes Sintomáticos Respiratórios (SRs), com coleta de escarro e realização de exame de baciloscopia.
“Pacientes que apresentam tosse por mais de três semanas, febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, deverão procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Quanto antes conseguirmos diagnosticar e iniciar o tratamento, melhor”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
(com assessoria)