26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Trabalho é feito em Botucatu para reduzir problemas com cães e gatos

A posse irresponsável é o grande problema hoje em Botucatu. As pessoas acabam adotando um cão ou gato e depois, quando o animal cresce a criança que pediu não tem mais o interesse e o bichinho é deixado de lado e até abandonado. Por isso a orientação é feita nesse sentido – para cuidar bem deles – e também de castração para evitar o crescimento desordenado da população animal.

Segundo Ofélia Miriam Gonçalves, da Associação de Proteção aos Animais de Botucatu (APA) hoje é feito um trabalho com palestras em escolas públicas, particulares e creches, bem como a castração social para evitar que aumente o número de cães e gatos abandonados nas ruas.

A feirinha de animais ocorre das 9h às 12h todos os sábados , na Praça Emílio Peduti (Bosque). Ali ficam animais adultos, filhotes ou já adotados. Algumas pessoas levam porque não podem mais ter animais e outras vão até lá para adotar um deles.

Nesse local, a pessoa assina um termo e regras como de fazer a castração a partir do quarto mês de vida e o início da vacinação que começa aos 45 dias, além disso orienta-se não passear sem guia e coleira, manter o bem estar do animal e ainda não deixar que o animalzinho dê aquela voltinha de manhã, sozinho, nem deixar que faça suas necessidades na rua.

 

IMPORTANTE!

“A castração é a única solução para a gente diminuir a prole seja se cães e gatos e também para prevenir doenças como DTVT que é um tumor venéreo transmissível e a medicação é a quimioterapia, geralmente em 7 semanas. Também nos preocupamos com doenças como a Leishmaniose que não chegou em Botucatu mas já está em Agudos”, destaca Miriam da APA.

 

POSSE

“Outra coisa muito importante é a posse responsável do animal; ele não é brinquedo. Sente fome, dor e medo. Não deve ser contatado como ser humano, mas com dignidade, ter água fresca, ração própria para ele – se for filhote ou adulto – e se não der condições, dar comida de casa, mas ter um alimento para a subsistência dele.

Quanto à castração, para casos de baixa renda e que não podem pagar, existe um levantamento social que a pessoa é atendida. Orienta-se já na feira que a mãe do animal que está sendo doado seja castrada. Também existem valores acessíveis como de castração de cães a 100 reais e gatos 50 reais”, cita.

Os agendamentos devem ser feitos  aos sábados no Bosque ou com Isabel no telefone (14) 99701.2088 de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h30.

 

NOVA NA FAMÍLIA

A aposentada Maria de Lourdes Camargo adotou um dos animais. É a cadela Mel. Isso faz 6 meses. “Eu já tinha outros cães e perdi um deles, que tinha há 14 anos. Agora estou com a Mel que é sem raça e meio misturada com outra – e uma Lhasa. Elas são muito amorosas”, disse a aposentada que mora no Bairro Tanquinho.  

 

(Cristiano Alves – Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes