O projeto de lei encaminhado pelo Grupo Reage – ligado à igrejas cristãs – para os vereadores: Jamila Cury (PSDB), Izaías Colino (PSDB), Zé Fernandes (PSDB) e Alessandra Lucchesi (PSDB) – que institui a “Semana Municipal de prevenção, conscientização e combate ao uso de drogas” foi aprovado pelos demais parlamentares nesta semana em Botucatu (SP).
O projeto de lei Complementar Nº. 0008/2018 tem como objetivo, mobilizar o Poder Executivo junto a sociedade, e convocá-la para o engajamento na Política Pública Sobre Drogas, além de trabalhar em parceria com a sociedade a prevenção, conscientização e combate uso de drogas.
Segundo o gestor da Reage ,Juberto Galdino, o Poder Executivo poderá adotar medidas para fomentar, apoiar e organizar ações e eventos durante a semana comemorativa. Também poderão ser estabelecidos convênios e parcerias com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as polícias Federal, Civil e Militar, e demais entidades.
“O principal objetivo é o combate ao uso de drogas, por meio da conscientização deste sério problema e da incorporação, na agenda social do governo municipal, das questões relacionadas a este tema, que vem degradando as famílias e os valores da sociedade”, explica Juberto.
A lei estipula ações específicas ao longo da semana do dia 26 de junho – data em que se celebra o “Dia Internacional de Combate ao uso de drogas”.
REAGE – É um movimento de âmbito nacional, composto em sua estrutura organizacional por um grupo gestor formado por representantes de diversas denominações e organizações cristãs.
Além de articular políticas públicas, realiza ações de prevenção, proteção, encaminhamento para tratamento, incentivo ao protagonismo, apoio familiar, apoio aos cuidadores, formação e qualificação de líderes, gestores e voluntários que estejam comprometidos com valores e princípios cristãos através do amor e respeito à dignidade humana.
(com Grupo Reage)