Um sistema de câmeras e uso de tecnologia desenvolvido pela CPFL e Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica vai ajudar a identificar problemas na fiação e equipamentos nas ruas e assim evitar quedas de energia.
O novo sistema que custou 2 milhões de reais no seu desenvolvimento vai começar a ser usado agora em Botucatu (SP), primeira cidade a contar com esse modelo.
“O projeto foi finalizado e agora passa a operar nas regiões de campo em Botucatu para fazer toda a inspeção termográfica que é uma imagem em que você faz a coleta na rede para agir preventivamente para corrigir alguma falha. O veículo é dotado de inteligência artificial. Ele vai fazer a inspeção em movimento inspecionando e identificando um possível ponto de aquecimento ou que pode gerar uma falha ele já faz uma coleta dessa imagem, registra as coordenadas geográficas e ali já ‘starta’ um processo de manutenção. O principal intuito desse processo é usar a tecnologia para que a gente antevenha o defeito e aja preventivamente evitando qualquer tipo de falha e gerar um problema de falta de energia”, disse Marcelo Rodrigues da Silva, engenheiro da CPFL durante entrevista ao site 14News.
Ele explica que a maior parte da manutenção é feita na chamada “linha viva” onde a energia não precisa ser desligada, e assim os ajustes preventivos não promoverão falta de luz nas casas, empresas e ruas.
Antes esse sistema era usado com imagens com funcionários atuando e isso levava mais tempo. Agora esse veículo com 4 câmeras e em movimento já capta as imagens e as armazena para na sequência indicar onde e qual é o problema que precisa ser resolvido mais rápido para não haver problema.
Esse produto foi patenteado pela empresa que fez em parceria com a Aneel todo o processo como a programação, inteligência artificial e montagem do componente. “A ideia também é fazer muito mais inspeções em menos tempo. Se eu faço 100 quilômetros eu agora posso talvez fazer 300 quilômetros. Essa medição será feita para que a gente possa aumentar o rendimento dessas inspeções”.
Para apresentar a novidade, representantes da empresa estiveram reunidos com a imprensa nesta quarta-feira (9) onde falaram do esforço em melhorar cada vez os serviços aos clientes.
Explicaram sobre a novidade Marcio Baebe – gerente de obras e manutenção, José Eduardo Mauad – gerente de operações de campo, Francisco Medina – assessoria Imprensa CPFL e Orzila Ortega – consultora negócio.
(do 14News)