Em ascensão nos últimos anos, essa tendência corporativa tem possibilitado melhor autoconhecimento e performance profissional
De origem inglesa, o termo coaching é relacionado ao movimento das antigas carruagens sob a direção dos cocheiros, no sentido de algo impulsionado para frente, de forma dirigida e com destino certo. Hoje, reconhecido como uma técnica profissional, o método está amplamente popularizado no mundo e nos últimos anos se fortaleceu no Brasil por desenvolver ou impulsionar competências nos campos corporativos e pessoais.
Flavia Galhardo Kasburgo, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, explica que primeiramente é preciso entender que o processo de coaching possui um coach e o coachee, sendo que o primeiro auxilia o segundo a alcançar os seus objetivos. Isso é feito através de perguntas e ferramentas adequadas para cada pessoa e momento. “Tais exercícios multidisciplinares são aplicáveis a qualquer demanda e possuem resultado quase imediato”, comenta.
Segundo Flávia, quando as pessoas reconhecem as suas potencialidades e entendem o que querem alcançar na vida pessoal e profissional tudo fica mais fácil. Esses profissionais tendem a analisar melhor o contexto em que estão inseridos, quais as necessidades de mudanças e no que eles conseguem ajudar, possibilitando-os a enxergar o mundo com maior motivação, e muitas vezes até levando-os a identificar pontos fortes nos colegas de trabalho.
Independente de qual vertente do coach a ser utilizada, é preciso entender que todas buscam a melhora da comunicação interpessoal, da adaptabilidade, do respeito à diversidade e do poder de negociação. Tudo isso possibilita que os funcionários se desenvolvam, reconheçam mais seus talentos e corrijam possíveis falhas. “É uma maneira de chegar, do ponto de partida em direção ao seu objetivo, de forma rápida e sistêmica”, complementa Jaqueline Crespo, também docente de gestão e negócios do Senac Botucatu.
Todo esse processo tende a ser assertivo quanto ao desenvolvimento e mudança pessoal ou organizacional, pois a equipe como um todo supera suas próprias limitações, mudando a percepção de si e dos outros. “Se todos os funcionários, ou grande parte deles, estiverem nessa integração, com vontade de mudança, eles terão suas performances maximizadas, e esse desenvolvimento pessoal e profissional melhorará os resultados”, explica Jaqueline.
Mercado de coaching no Brasil
De acordo com dados da International Coach Federation (ICF), nos últimos quatros anos o mercado de coaching cresceu mais de 300% no Brasil. A estimativa é que o setor tenha movimentado mais de R$ 50 milhões durante esse período.
Flávia também afirma que o profissional do segmento tem se tornado cada vez mais importante, tendo em vista que além do conhecimento técnico da área, o coach possibilita que o profissional explore todo o seu autoconhecimento.
Curso na área
Para os interessados em aprender sobre a construção de conhecimento relativo ao uso de ferramentas de coaching e sobre como potencializar o crescimento e desenvolvimento de equipes e liderados, o Senac Botucatu oferece o curso O Líder como Coach, que se estrutura por meio de inúmeras práticas interativas com temas da realidade dos alunos e tarefas aplicadas entre as aulas.
Para mais informações e matrículas, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/botucatu.
Serviço
O Líder como Coach
Data: 7 de março a 4 de abril de 2020
Horário: sábados, das 8h30 às 12h30
Senac Botucatu
Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu