A prova de Vida deixou de ser obrigatória após decisão do Governo Federal, porém nos fundos de previdência como das prefeituras isso ainda é solicitado.
A reportagem foi informada por aposentados que eles ainda precisam ir à Prefeitura para provar que estão vivos.
Com isso, o 14News procurou o BotuPrev para saber como está em andamento esse tipo de deslocamento de servidores aposentados até o poder público fazer esse recadastramento.
“O BOTUPREV cumpre uma exigência da lei municipal – e que é comum entre os (Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) – instituídos no Brasil. Este tipo de realização de prova de vida, inclusive com a verificação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e envio de atualização de cadastros ao Ministério do Trabalho e Previdência, pois na prova de vida, o beneficiários podem também atualizar informações cadastrais e de dependentes, e evita pagamento de benefícios de forma equivocada, contudo, o Botuprev já esta realizando convênios com a Dataprev para automatização de informações, visando ser de forma virtual e/ou eletrônica, de tal procedimento no futuro”, informou Walner Clayton Rodrigues do Botuprev.
No caso de não for necessário o deslocamento, o Botuprev informa que ao ser comunicado vai até a residência do aposentado.