29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semutran promove palestra para idosos sobre cuidados no trânsito

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), Rodrigo Fumis, acompanhado da Educadora de Trânsito, Thaís Bandiera, estiveram na tarde desta quinta-feira (24), no Centro de Lazer Nova Aurora, localizado na Vila Nossa Senhora de Fátima, região norte de Botucatu. Na oportunidade, para um público de aproximadamente 60 idosos, eles puderam fazer uma palestra sobre os cuidados com o trânsito. 

Foram abordados os procedimentos corretos para uma travessia segura, com a utilização das faixas de pedestre e respeito às sinalizações. Também foi realizada uma dinâmica para mostrar como os reflexos ficam mais lentos conforme o avanço da idade, o que consequentemente pode refletir na segurança das pessoas no trânsito.

Coincidentemente, a iniciativa acontece após uma idosa de 75 ter sido atropelada na Avenida Vital Brazil, no domingo passado (20). Conforme relatos de testemunhas, a vítima teria atravessado a via sem observar o fluxo de veículos. 

O ano de 2016 tem sido um dos mais violentos para Botucatu no trânsito. De acordo com dados divulgados pelo INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), de janeiro a outubro, Botucatu já contabilizou 32 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Destes, sete envolveram pessoas com 60 anos ou mais de idade. No Estado já foram 4.786 óbitos. Deste grupo de vítimas, 876 delas faziam parte da faixa etária da Terceira Idade. 

“Botucatu já tem mais de 17,3 mil habitantes com 60 anos ou mais de idade. Isso representa mais de 12 % da população, estimada hoje pelo IBGE em quase 140 mil. Devido às dificuldades inerentes à idade, temos que ter uma atenção especial com este grupo de pessoas. Ainda iremos receber eles no Centro Vivencial de Trânsito nos próximos dias para que eles possam observar na prática tudo o que viram na palestra. Trata-se de mais uma iniciativa, entre muitas do Município, dentro do Comitê Local de Segurança Viária, criado recentemente, como forma de reduzir os acidentes e mortes no trânsito”, argumenta Fumis.
 
Serviço
Secretaria de Mobilidade Urbana
Rua Amando de Barros, nº 2.741 – Lavapés
Telefone: 3882-9888 / 3813-3515 / 156 (gratuito)
Site: semutran.botucatu.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/SemutranBotucatu

(Fotos: Divulgação)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes