28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria do Verde promove nova ação de educação ambiental em Botucatu

A Secretaria do Verde de Botucatu promove nesta semana, de 3 a 7 de abril, uma nova etapa da campanha de educação ambiental sobre coleta seletiva prevista no programa “Dê a Mão Para o Futuro”, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).  

A proposta é fortalecer junto à comunidade local a importância da separação e destinação correta dos materiais recicláveis [papel, vidro, plástico e metal], além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para isso, uma equipe formada por membros da Secretaria do Verde e Cooperativa de Agentes Ambientais fará esse trabalho de porta a porta.  

“Essa é uma campanha permanente de conscientização ambiental. Algumas famílias já incorporaram a rotina de separação dos materiais reciclados e a importância de não misturá-los com o lixo convencional que vai ao aterro. Por outro lado, há outra parte da população que ainda precisa compreender sua importância dentro desse processo, que atinge a coletividade”, argumenta Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental  da Secretaria do Verde. 

Botucatu conta com coleta seletiva em toda região norte, Centro e parte da região leste, onde estão bairros como Vila Maria, Peabiru, Jardim Cristina e adjacências. Além disso, há mais de 30 PEVs (Pontos de Entregas Voluntários) instalados em todos os setores de do Município. Por mês, somados esses dois serviços, são recolhidos cerca de 100 toneladas de lixo reciclado no Município.
 
Mais informações
A coleta seletiva, bem como todos os serviços de limpeza pública em Botucatu, está sob a responsabilidade do Consórcio Botucatu Ambiental, que atende a população pelo telefone (14) 3813-1486. A Divisão de Coleta Seletiva, junto à Secretaria Municipal do Verde, também pode ser acionada pelo (14) 3882-1290.
 
Quais materiais podem ser reciclados?
 
PAPEL
RECICLÁVEL: Jornais e revistas, papel sulfite/rascunhos, caderno, papelão, lista telefônica, livros, embalagens longa vida, cartolina, papel cartão, envelopes, calendários, papel de presente, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: Etiquetas adesivas, papel carbono, papel celofane, papel vegetal, papel higiênico, lenços de papel, guardanapo de papel, papéis metalizados, papéis parafinados (fax), papéis plastificados e encerados – fitas ou etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fotografias, entre outros.
 
PLÁSTICO
RECICLÁVEL: Copos, garrafas, sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, canos e tubos de PVC, brinquedos, baldes, bacias, isopor, plástico bolha, sacos de embalagens, embalagens de iogurte, caixas, plásticos de eletrodomésticos, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: tomadas, cabos de panelas, adesivos, espuma, acrílico, isopor não perolado, plástico filme, seringas, frauda descartável, entre outros.
 
VIDRO
RECICLÁVEL: copos, potes de conservas, embalagens de vidro, tampa de forno de microondas, pratos de vidro, garrafas, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: espelhos, boxes temperados, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, pirex, tubos de televisão e monitores, para-brisa de carros, lâmpadas fluorescentes, cristais, entre outros.
 
METAIS
RECICLÁVEL: tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, folha de flandres, papel alumínio limpo, aerossóis, lata de tinta, cantoneiras, portas, janelas, portões, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: Clipes, grampos, esponja de aço, latas de solventes químicos, latas de inseticida, entre outros.
  
Materiais que NÃO devem ser encaminhados para a coleta seletiva 
• Pneu: entregar no Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis [Rua José Barbosa de Barros, nº 120 – Jardim Paraíso]
• Lâmpadas fluorescentes: devolução no ponto de venda (Lei Municipal nº 4.752/06)
• Entulho: Locação do serviço de caçamba
• Eletroeletrônicos, pilhas e baterias: entregar na Secretaria Municipal do Verde/Poupatempo Ambiental [Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jardim Paraíso]
• Lixo orgânico: Coleta Convencional

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes