26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria de Cultura oferece dezenas de oficinas gratuitas em Botucatu

Estão abertas as inscrições para oficinas culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura (Avenida Dom Lucio n° 755, Centro) ou a Casa da Juventude (Rua Benjamin Constant n° 16, antiga Estação Ferroviária) das 8h30 às 17 horas.

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas. No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Cultura informa ainda que, havendo necessidade de material específico para a oficina, o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio interessado.

Confira abaixo as oficinas disponibilizadas:

CASA DA JUVENTUDE

Segunda-feira:
VIOLÕES EM AÇÃO – RAFAEL ORPHEO
14h às 15h30 – Duração: 06 meses  – 15 Vagas
Público-alvo: 12 a 18 anos
A oficina tornará o aluno capaz de identificar as notas musicais em partitura e cifras com aplicação na prática, contribuindo assim para melhoria de sua percepção auditiva, concentração e trabalho em grupo.

SERIGRAFIA – GUILHERME LAURENTE
14h às 18h – Duração: 04 meses – 15 Vagas
Público-alvo: A partir de 15 anos
O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço para criação e reprodução de imagens, a partir do processo de impressão permeográfica chamado de serigrafia ou silk screen.

ZINE – PÂMELA PAULINO
18h às 22h – Duração: 01 mês  – 15 Vagas
Público-alvo: Acima de 14 anos
A Oficina tem como objetivo a produção de conteúdo e confecção de livretos autorais, artesanais e independentes, conhecidos como zine, que podem incluir textos, imagens, colagens e diversas outras formas de expressão.

CIRCO – FERNANDO VASQUES
19h às 22h – Duração: 03 meses – 15 vagas
Público-alvo: Acima de 16 anos
Desenvolver habilidades acrobáticas como rolamentos, saltos, parada de mão e duo acrobático, bem como técnicas de manipulação, equilíbrio e lançamento através de malabarismo com bolas, claves, bola de contato e diabolô.

Terça-feira
TEATRO PARA TERCEIRA IDADE – REGINA LINO
14h às 16h – Duração: 06 meses – 06 vagas
Público-alvo: acima de 60 anos
A oficina de teatro visa trabalhar a pessoa inteira, com sua afetividade, percepções, expressão e criatividade tendo como objetivo maior a integração grupal e desenvolvimento interior.

CORPO EM CENA CIRCENSE – MARIA EMÍLIA TORTORELLA
Horário: 19h às 22h – Duração: 03 Meses – 20 Vagas
Público-alvo: Acima de 16 anos
A Oficina pretende abordar o treinamento do corpo a partir do circo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais.

Quarta-feira
TEATRO – ANA RIVAS
Horário: 18h às 19h30
Duração: 06 meses – 15 Vagas
Público-alvo: 14 a 18 anos
Iniciação ao estudo de artes cênicas que possibilite o contato com a linguagem teatral, a partir do conhecimento dos princípios da preparação corporal e vocal, exercícios de cena como improvisações, jogos teatrais e lúdicos.

DANÇA CIRCULAR – RUI HAMAI
Horário: 19h às 20h30
Duração: 06 meses: 30 Vagas
Público-alvo: Acima de 15 anos
Iniciação ao estudo da dança circular, possibilitando o contato com sua linguagem, a partir do conhecimento da expressão e da movimentação corporal.

DRAMATURGIA – SOLANGE RIVAS
Horário: 18h às 19h30
Duração: 06 meses: 20 Vagas
Público-alvo: Jovens e Adultos
A oficina busca instrumentar professores, novos autores e demais interessados a ter contato com técnicas de produção do texto, Facilitando assim adaptações de textos conhecidos e incentivando a produção de textos inéditos.

XILOGRAVURA – ELISETE ALVARENGA
Horário: 18h às 22h
Duração: 06 meses: 20 vagas
Público-alvo: Acima de 15 anos
Breve estudo teórico da história da gravura, e maior parte do tempo destinado ao aprendizado da técnica da xilogravura, que envolve o uso de ferramentas, tipos de madeira, de papel, gravação e impressão.

Quinta-feira:
CIRCO PARA INICIANTES – CAROLINA THIEGI
Horário: 18h30 às 20h
Duração: 04 meses – 20 Vagas
Público-alvo: A partir de 14 anos
A proposta desta oficina é iniciar os participantes na linguagem circense através de exercícios técnicos práticas e experimentações. Ao longo dos encontros, diversas modalidades serão apresentadas como: acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares.

INICIAÇÃO TEATRAL – CAROLINA THIEGI
Horário: 20h às 21h30
Duração: 04 meses: 20 Vagas
Público-alvo: A partir de 14 anos
A oficina tem por objetivo introduzir a linguagem teatral por meio de jogos e improvisações. O intuito é oferecer uma vivência prática de criação a partir da percepção corporal/vocal e de composições cênicas.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES
DESENHO – MARCOS MACIEL
Dia: Sábado
Horário: 14h às 17h
Duração: 03 meses
Público-alvo: Acima de 12 anos
Apresentar o uso da técnica do desenho e conhecer o estilo usado pelo design, experimentando o gestual arrojado do traço, do esfumato ao desenhar texturas cromadas, treinar o desenho da face humana.

ESPAÇO CULTURAL
Segunda-feira
AQUARELA – MÔNICA STEIN
SALA DE OFICINAS
Horário: 17h às 19h
Duração: 04 meses
Público-alvo: Acima de 14 anos
A Oficina trará estudo de teoria da arte, além de muito conteúdo prático com utilização de materiais como: papéis, carvão, lápis, tinta de aquarela, realizando diversas experiências.

Terça-feira
LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA – LEONARDO DEFENTE
BIBLIOTECA CENTRAL
Horário: 18h às 21h
Duração: 04 meses – 15 Vagas
Público-alvo: Acima de 16 anos
A Oficina tem como objetivo ressaltar o caráter de espaço para liberdade e experimentação quanto ao estudo de técnicas e práticas de criação de textos como: contos, romances, poemas e roteiros.

DESIGNER SOCIAL – SÍLVIA SASAOKA
CINE JANELAS     
Horário: 9h às 12h
Duração: 03 meses: 10 vagas
Público-alvo: Acima de 12 anos
O Design Social é um conjunto de ferramentas que permite o uso de técnicas, formas de organização e planejamento no trabalho com uma comunidade.

ACROYOGA – LUÍSA ARRIGONI
CINE JANELAS     
Terça e Quinta-feira (Uma turma diferente para cada dia)
Horário: 18h30 às 20h30
Duração: 03 meses – 15 Vagas – cada turma
Público-alvo: Acima de 16 anos
A Oficina visa elevar o vínculo entre o indivíduo consigo e com os outros, através do movimento, diversão, e conexão. Unir e elevar a relação entre os participantes, desenvolvendo diferentes formas de comunicação.

Quinta-feira
ESCRITA CRIATIVA – JULIANA MARINGONI
CINE JANELAS
Horário: 13h30 às 16h30
Duração: 03 meses
Público-alvo: 20 a 50 anos
Desenvolver a criatividade e a organização para a escrita, ampliar a visão sobre o processo de escrita particular, desenvolver textos de acordo com diversos gêneros, aprimorar expressão e comunicação escrita.

Sábado
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA– DENISE BERTO
CINE JANELAS
Horário: 8h às 12h
Duração: 02 meses
Público-alvo: Acima de 16 anos
O objetivo da oficina é treinar o olhar fotográfico por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar, inclusive com o celular.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes