18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saúde intensifica prevenção da febre amarela na Zona Rural

A Secretaria de Saúde de Botucatu iniciou nesta semana uma campanha direcionada à população da zona rural quanto à prevenção da febre amarela. Apesar da cobertura vacinal em Botucatu ser superior a 90%, a ação se faz necessária visto que as áreas de mata e rio são identificadas como de maior risco.  

O objetivo é visitar mais de 264 propriedades rurais de Botucatu. Além das equipes de saúde que abrangem os distritos de Vitoriana, Rubião Júnior e César Neto, que concentram a maior extensão rural do Município, as unidades da Cohab 1, Cohab 4, Jardim Aeroporto, Santa Elisa, Jardim Cristina, Jardim Iolanda, Vila Jardim e os Centros de Saúde Escola (Vila Ferroviária e Vila dos Lavradores) também estão envolvidas nessa estratégia de intensificação da vacinação. 

Vale esclarecer que o principal transmissor da doença para o ser humano é o mosquito que se alimenta do sangue dos primatas (macacos, saguis e bugios) e que vivem nas áreas silvestres. Por conta desse período de chuvas, é importante que a população mantenha as mesmas medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A principal delas é eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água para proliferação do mosquito, que além da febre amarela, também transmite os vírus da dengue, zika e chicungunya. 

“Novamente queremos tranquilizar a população de Botucatu, que na sua imensa maioria já está imunizada contra a febre amarela. Mas claro que há casos de pessoas que ainda não tomaram sequer a primeira dose recomendada, que protege a pessoa pelo período de dez anos. A população da zona rural é a que mais nos preocupa neste momento devido à maior proximidade com os vetores da doença. Isso não exclui, no entanto, que a população da zona urbana não mantenha os mesmos cuidados. Afinal, o mesmo mosquito pode disseminar outras doenças”, argumenta o secretário municipal de Saúde, André Spadaro.
 
Botucatu e Brasil
O município de Botucatu é considerado área de recomendação de vacina para Febre Amarela desde 2009, quando foram confirmados casos de febre amarela silvestre em humanos em nossa região (não houve nenhum caso de residente de Botucatu na época).   

Naquela ocasião, foi realizada uma ampla Campanha de Vacinação na cidade, sendo que grande parte da população de Botucatu foi vacinada (118.958 doses em 2009), sendo atingida uma cobertura vacinal superior a 92% na cidade. Deste modo, a imensa maioria da população está protegida e deverá receber uma dose de reforço apenas em 2019 (para os indivíduos que ainda não completaram as duas doses recomendadas).  

Adicionalmente foram administradas 1.393 doses da vacina em 2013; 2.477 doses em 2014; 9.105 doses em 2015 (ano de intensificação de campanha); 6.628 doses em 2016; além de mais 2.324 doses somente no início deste ano, o que garante a ampla cobertura vacinal de nossa população. 

Até o presente momento não foi confirmado qualquer caso da doença em Botucatu. Cabe ressaltar que um caso suspeito na cidade de Itatinga foi investigado, sendo descartado o diagnóstico de febre amarela. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até esta terça-feira (7) já haviam sido confirmados 195 casos da doença: 173 no Estado de Minas Gerais; 18 no Espírito Santo e quatro em São Paulo. Do total de casos, 69 óbitos foram confirmados com diagnóstico de febre amarela.
 
Orientações gerais
A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina de Febre Amarela no Calendário Nacional.  

O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos 4 anos de idade, conforme Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia de duas doses, adotada no Brasil, é segura e garante proteção durante toda a vida. Ou seja, uma terceira dose não cria nenhuma proteção adicional ao vírus. 

A Secretaria Municipal de Saúde coloca-se à disposição de todos para eventuais dúvidas através do telefone (14) 3811-1100 (ramal 105) e também  orienta a toda população que procure a Unidade de Saúde mais perto de sua casa para eventuais dúvidas.

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes