“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan do Ministério da Saúde para a Campanha de prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval 2019. Em Botucatu, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/Aids, realizará a campanha de prevenção junto à Secretaria Municipal de Cultura. Serão disponibilizados preservativos e material informativo de prevenção em IST/HIV/Aids em formato de leque, em todos os eventos de carnaval programados no Município.

A expectativa é que 10 mil preservativos sejam distribuídos neste período na Cidade. Além disso, todas as Unidades de Saúde também disponibilizarão preservativos gratuitamente, assim como já é feito durante todo o ano.

“O uso da camisinha é a forma mais simples de proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis como a sífilis e o HPV. Além de garantir a saúde dos foliões, queremos que o Carnaval seja somente um período de diversão e não de situações indesejadas”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Ações educativas de orientação e prevenção em IST/HIV/Aids também serão realizadas nas Unidades de Saúde de toda a Cidade.

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids no Brasil mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV está entre homens de 15 a 24 anos. Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de Aids cresceu 133% entre 2007 a 2017. Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7
Tel.: (14) 3811-1100
E-mail: saú[email protected]

(com assessoria)