25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Retorno do rodeio em Botucatu ainda divide opiniões até entre profissionais, especialistas e vereadores

O debate sobre o retorno do rodeio em Botucatu (SP) é tema de muita polêmica.

Para esclarecer o assunto, a Rádio Municipalista e o site Agência14News transmitiram um debate pela live do Facebook nos estúdios da emissora nesta sexta-feira (20). (Assista Abaixo).

Entre as principais questões está o uso de sedém, uma cinta utilizada em rodeios que, passada na altura da virilha do animal, tem a finalidade de estimulá-lo a pular.

Enquanto alguns opinaram que o animal pode até ser machucado quando o material é apertado, o que seria considerado maus-tratos, por outro lado, quem atua em provas diz que se apertasse como se diz em um cavalo ficaria no chão, alegando que o que o instrumento faz é cócegas.

O debate teve a participação de Francisco Garcia (juiz de provas), André Sacamoni (atua no regulamento de rodeios), Flávio Massoni (anestesista veterinário), Stelio Bacca (veterinário da Unesp), Paulo Renato e Ednei Carreira (vereadores), além de Clovis Martins (Conselho Comunitário de Segurança).

De forma mais veemente quem defende o rodeio na Câmara Municipal seriam os vereadores Cula, Paulo Renato e Ednei Carreira. Já Jamila Cury teria retirado sua assinatura da emenda com a autorização do rodeio buscando estudar melhor o tema.

Durante o debate que esclareceu vários pontos, até colocou-se que poderia aumentar a violência com festas desse tipo como se analisa o mesmo problema em Barretos.

Enquanto um lado defendeu que o sedém faz mal o outro mostrou estudos de universidades que ele não causa sofrimento ou estresse. Responsa à enquete.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com Municipalista)

 

 

 

 

 

 

Enquete on-line sobre o rodeio.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes