Nesta semana, a reportagem do 14News recebeu um relatório da CIPA – comissão interna de prevenção de acidentes de Botucatu. Nesse documento três pessoas que fazem parte da comissão tiraram fotos indicando problemas na parte elétrica e também na segurança de modo geral do local de eventos.
Após o assunto ter sido divulgado anteriormente, a Prefeitura negou veementemente qualquer problema no teatro. Uma nota oficial foi divulgada.
O site também tentou falar com o presidente da CIPA que não assina o relatório.
Após todas essas alegações, a reportagem do 14News procurou o comando do posto de bombeiros de Botucatu. A informação fornecida pelo Tenente João Vitor Ayres é que o teatro passou por vistorias de regularização no ano de 2024. Na primeira foram feitos alguns apontamentos sobre as melhorias que precisariam ser aplicadas. A Prefeitura então realizou tudo o que foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros. Na segunda vistoria, já estava tudo dentro das normas, houve a liberação do alvará (AVCB) do Corpo de Bombeiros que tem validade até 2026.
Documentos:
Nota divulgada pela Prefeitura:
O prédio possui todos os laudos técnicos necessários para sua operação e segue as diretrizes da legislação de segurança vigente.
Entre as exigências atendidas pelo Teatro estão:
AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento obrigatório que atesta a segurança contra incêndios e pânico;
Sistema de alarme de incêndio e sinalização de emergência adequados à norma ABNT NBR 13434;
Saídas de emergência desobstruídas e devidamente sinalizadas, conforme a NBR 9077;
Brigada de incêndio treinada e pronta para atuar em qualquer eventualidade, conforme a IT-17 do Corpo de Bombeiros;
Extintores de incêndio revisados e estrategicamente distribuídos de acordo com a Instrução Técnica nº 23 do Corpo de Bombeiros;
Guardas corpos e corrimãos instalados conforme a ABNT NBR 9050, garantindo acessibilidade e segurança ao público e funcionários.
O presidente da CIPA já havia declarado que não dará prosseguimento ao processo iniciado pelos membros da comissão, pois as alegações não condizem com a realidade técnica e documental do Teatro.
A população pode continuar frequentando o Teatro Municipal de Botucatu com total segurança, pois o espaço segue todas as normas técnicas exigidas pelos órgãos competentes.