A Prefeitura de Botucatu deu início nesta segunda-feira (15) às obras de reforma e revitalização da Praça Isabel Arruda, na região central da Cidade. Os serviços estão a cargo da empresa Tecnoplan Planejamento e Empreendimentos Ltda., vencedora do processo licitatório. Serão investidos R$ 477.571,96. O prazo para conclusão das obras é de 180 dias.
A primeira etapa contempla a retirada do piso em pedra portuguesa, que será substituído por material intertravado permeável. Nos próximos dias a praça será cercada com tapumes para que os operários possam trabalhar com mais tranquilidade e os pedestres circulem com segurança pelo local. Por conta da obra, algumas modificações serão necessárias. Os trailers de lanche serão deslocados temporariamente para o Largo da Catedral. O ponto de taxi foi remanejado para a Avenida Dom Lúcio.
Além da substituição da pedra portuguesa por material intertravado permeável, a praça também ganhará piso tátil direcional, rampas de acessibilidade, novos bancos (86), jardineiras (10), lixeiras, bebedouros, playground, dois bicicletários (24 vagas) e áreas de convivência. O sistema de iluminação será modernizado com utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas. As áreas de estacionamento serão preservadas com vagas em 45 graus, com destinação de vagas preferenciais para idosos e deficientes físicos (7), táxis (7), motos (24) e veículos de pequeno e médio porte (29). Também está programada a mudança na mão de direção da Rua José Dal Farra que passará a ter sentido único subindo em direção à Avenida Dom Lúcio, onde começou a instalação de um semáforo.
A Alameda República do Togo, que corta a Praça Isabel Arruda, passará por modificações e será preparada com toda infraestrutura para, num futuro próximo, acomodar os trailers que hoje ocupam a região central da cidade.