A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou na manhã desta terça-feira (25) as novas instalações do Ramal II da Biblioteca Municipal Emílio Peduti, que levam o nome da saudosa professora Zuleika Pavão, que durante décadas foi uma das mais estimadas educadoras da Escola Estadual Cardoso de Almeida [EECA].
A cerimonia, que compõe a programação de eventos do mês de aniversario de Botucatu, contou com a presença do vice-prefeito André Peres (representando o prefeito Mário Pardini); secretário de Cultura, Antonio Luiz Caldas Jr.; vereadores e alunos da escola municipal Luiz Tácito Virginio dos Santos, no Jardim Flamboyant. Estudantes da escola estadual Dom Lúcio, que integram a Companhia Ceboneco, também abrilhantaram o evento com a apresentação de um teatro de fantoches.
O Ramal II agora ocupa um anexo do Hospital do Bairro, na Rua Padre Salústio Rodrigues Machado, na Vila dos Lavradores, região norte de Botucatu. O acervo reúne mais de 5 mil livros, que incluem títulos atuais, best sellers, romances, livros didáticos e específicos para vestibulares, enciclopédias, além de uma vasta coleção com títulos infantis. A biblioteca ramal oferece ainda dois computadores com acesso à internet, que facilitam a realização de pesquisas. Ela possui um cadastro de quase 6 mil usuários e chega a atender 8 mil pessoas por ano.
Inaugurada em outubro de 1997, a Biblioteca Ramal II ocupava até então um espaço alugado no Bairro Shopping, localizado na Rua Bras de Assis. A mudança se deu diante do pedido do franqueado dos Correios para que as salas que eram ocupadas pelo ramal da Biblioteca, naquele espaço comercial, fossem liberadas para expansão do serviço de correspondência. Consequentemente, a transferência da Biblioteca Ramal II para um espaço próprio irá gerar uma economia anual superior a R$ 10 mil aos cofres públicos municipais.
“Biblioteca não pode ser um depósito de livros. É um espaço que deve ter uma ambiência positiva, que estimule a leitura e o consumo de outras fontes de cultura. As novas instalações do ramal também têm uma simbologia importante para um local que estava fechado há alguns anos e que onde funcionava a clínica de ortopedia vinculada ao antigo Hospital Sorocabana. Ou seja, ele ganhou uma nobre destinação, só que agora na área da cultura. Além disso, por conta do Hospital e da Praça [Alexandre Fleming], o local escolhido não poderia ser melhor devido o fluxo de pessoas que circula por ali”, enfatiza Caldas.
“Somando a Biblioteca central no Espaço Cultural, e todos os ramais, temos um acervo de mais de 30 mil títulos. E nosso maior desafio é estimular a população a ocupar esses espaços, inserindo novos atrativos. Além disso, no fim do mês de maio, Botucatu ainda receberá o Viagem Literária, programa do governo do Estado, que irá trazer escritores , companhias de contação de estórias e oficinas”, comenta a bibliotecária Lis Helena Ravanini.
Além da Vila dos Lavradores, a Secretaria de Cultura mantém outros ramais da Biblioteca Municipal Emílio Peduti: uma na Cohab 1 [Rua Cônego Agostinho Culturato, s/n°] e outra na Subprefeitura de Rubião Júnior [Rua João Calônego, 60]. As bibliotecas ficam abertas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Para se cadastrar e utilizar dos serviços das bibliotecas de forma gratuita basta apresentar um documento pessoal e comprovante de residência.
Mais informações
Biblioteca Municipal Ramal II – Profª Zuleika Pavão
Rua Padre Salústio Rodrigues Machado, s/nº – Vila dos Lavradores
Tel.: (14) 3815-4888
Biblioteca Municipal Emílio Peduti
Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
Tel.: (14) 3882-0133
(com Assessoria de Imprensa)