26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Proibição da pulverização aérea de agrotóxicos é tema de audiência pública

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) realiza nesta quinta-feira (05), na Unesp de Botucatu, uma audiência pública para discussão sobre o projeto de lei n.º 405/2016, de sua autoria, que pretende proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado de São Paulo. O projeto já vem sendo debatido em várias reuniões e uma audiência pública já realizada na Assembleia Legislativa no ano passado.

Segundo o deputado, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e a pulverização aérea de agrotóxicos, além de se mostrar ineficiente em diversos casos, traz riscos para a saúde humana e para o equilíbrio do ecossistema.

“Isso compromete a qualidade de vida e a sobrevivência de diversas espécies, principalmente das abelhas, que são as responsáveis pela polinização de uma grande parte dos nossos alimentos”, afirma. Segundo pesquisas, cerca de 70% de todas as culturas agrícolas dependem dos polinizadores e estima-se que 1/3 dos alimentos que chegam à mesa precisam deles para serem cultivados.

No Estado de São Paulo há vários casos de mortandade de abelhas associados ao uso da pulverização aérea de agrotóxicos. “Algumas cidades estão rodeadas por grandes áreas de monoculturas que utilizam a pulverização aérea como prática agrícola, o que potencializa o efeito destes produtos no ar e pode comprometer tanto a zona rural como os centros urbanos”, diz o deputado.

Da audiência desta quinta-feira devem participar representantes dos apicultores, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Pastoral de Fé e Política, professores, estudantes e de outros segmentos interessados no assunto.

Serviço
Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei 405/2016, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado de São Paulo
Data: 05/04/2018
Horário: 19h
Local: Anfiteatro da Central de Aulas da FMVZ – Unesp
Fazenda Lageado – Botucatu (SP)

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes