O dia 1° de Novembro é o Dia da Conscientização da Acromegalia, doença rara decorrente do excesso de hormônio do crescimento (GH) causada, na maioria das vezes, por um tumor hipofisário secretor de GH (do inglês growth hormone).
O Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é um centro de referência de tratamento da doença. “Por se tratar de uma enfermidade insidiosa, muitos profissionais de saúde esquecem esse diagnóstico. O diagnóstico tardio faz com que os pacientes demorem a receber o tratamento e com isso diminuem bastante as chances de controle da doença”, explica a médica endocrinologista e professora da FMB Vania dos Santos Nunes Nogueira.
Com a finalidade de conscientizar os profissionais de saúde sobre a Acromegalia, professores, médicos e médicos residentes do HCFMB e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) realizam uma campanha, por meio de palestras e panfletos informativos da doença, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em todo complexo hospitalar.
(com assessoria_