29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Procura por tratamentos estéticos e de saúde aquece o mercado

A drenagem linfática é uma técnica de massagem muito empregada como coadjuvante para diversos tratamentos estéticos. Já as pedras quentes e pindas são ferramentas utilizadas na prática da massagem para estimular a circulação, promover o relaxamento e a sensação de bem-estar. Aplicadas em pontos específicos do corpo a serem trabalhados, contribui para a melhora do funcionamento do sistema linfático, auxiliando na remoção de toxinas e edemas. Em clínicas de beleza e spas os procedimentos estão entre os tratamentos mais procurados.

De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apresentado em outubro de 2017, nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390%. Para a SBCP, a explicação para esse crescimento pode estar associada a fatores como o aumento do número de pessoas, principalmente os jovens, que estão se submetendo a procedimentos menos invasivos em vez de se submeter a uma cirurgia plástica; a redução dos custos desses tratamentos e a maior qualificação e disponibilidade de especialistas.
Para Katia Candido Ayres, docente da área de estética e beleza do Senac Botucatu, a drenagem linfática é uma técnica de massagem indicada para o tratamento das disfunções estéticas, sendo aplicada, inclusive, quando há autorização do obstetra, em mulheres grávidas a partir do segundo trimestre de gestação e no pós-parto.

Isso porque a drenagem estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, diminui o inchaço, é relaxante e tranquilizante, melhora a celulite e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. “O profissional que a executa precisa estar muito bem preparado para realizá-la, pois existem contraindicações, como em casos de infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas”, orienta a docente.

Em relação à massagem com pedras quentes e pindas, sua aplicação contribui para o sistema linfático no processo de drenagem, resultando na melhora do edema, na remoção de toxinas e promovendo relaxamento.

“As pedras quentes podem ser vulcânicas, de rio ou de quartzo, com tamanhos e formatos escolhidos de acordo com a área do corpo a receber o procedimento. Já as pindas são saquinhos de tecidos que contém ervas aromáticas, óleos essenciais, arroz ou sais e são aquecidas em óleo para posterior aplicação”, explica Simone Lara, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu.

Qualificação na área

O Senac Botucatu, atento a esse cenário, está com inscrições abertas para o curso de curta duração Drenagem Linfática Manual, com início das aulas para 16 de abril. “A capacitação prepara o aluno para entender o que o cliente deseja, o que ele precisa e qual a técnica mais adequada para o seu caso, além de organizar e preparar o ambiente de trabalho, e a forma adequada de execução das manobras”, explica Katia.

O curso é destinado a profissionais que desejam uma especialização na área de beleza e estética e que já tenham conhecimentos prévios em anatomia e fisiologia dos sistemas circulatórios, incluindo o sanguíneo e linfático. Os alunos aprendem a aplicar técnicas manuais de drenagem linfática corporal e facial.

Já na área de saúde e bem-estar, a unidade oferta o curso de curta duração Pedras Quentes e Pindas, com início das aulas para o dia 17 de abril. Para Simone, a capacitação é “também uma oportunidade para o profissional empreender no mundo do trabalho e se destacar na área”.

O curso é destinado a estudantes e profissionais da área de saúde e bem-estar que desejam aperfeiçoar o conhecimento e para pessoas que buscam por meio da massagem contribuir para a disseminação de técnicas que proporcionam melhoria da qualidade de vida.

Serviço
Drenagem Linfática Manual
Data: de 16 de abril a 16 de julho de 2018
Horário: às segundas-feiras, das 13 às 17 horas

Pedras Quentes e Pindas
Data: de 17 de abril a 15 de maio de 2018
Horário: terça e quinta-feira, das 19 horas às 22h30

Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Bela Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes