19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Primeiro dia de vacinação rural contra a raiva imunizou mais de 400 animais

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos na Área Rural de Botucatu teve início na última quarta-feira (01), e no primeiro dia de ação a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) imunizou 429 cães e gatos.

A vacinação foi realizada na região do Califórnia I e II, Capão Bonito e Chaparral e imunizou 347 cães e 82 gatos. O segundo dia de vacinação antirrábica será no próximo sábado (04), na região de Monte Alegre e Faxinal I e II.

A estimativa da Vigilância é imunizar aproximadamente 4 mil animais acima dos 3 meses de idade durante todo o mês de agosto. Na área urbana, a Campanha Antirrábica será no mês de setembro.

A Raiva é uma doença fatal, que pode contaminar todos os mamíferos, inclusive o homem. Os morcegos hematófagos são os principais transmissores do vírus rábico, pois ao sangrarem os animais de produção, para se alimentarem, acabam transmitindo a doença. 

A VAS recomenda que os proprietários de rebanhos vacinem seus animais contra a raiva e comuniquem o Escritório de Defesa Agropecuária (3882-2960), caso percebam que os animais foram sangrados por morcegos ou manifestem dificuldade de engolir, paralisia dos membros, dificuldade em ficar em pé e se levantar. 

A orientação é que não se capture morcegos de qualquer espécie, evitando o contato com a saliva de animal de produção ou doméstico suspeito de raiva. Qualquer acidente como mordedura, arranhadura ou lambedura requer lavagem imediata do local afetado com água e sabão e procura de atendimento médico com urgência.

A programação completa da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos na Área Rural está disponível aqui. 

Mais informações
Vigilância Ambiental em Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3813-5055.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes