29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura entrega certificados do curso de Prevenção e Redução de Perdas de Alimentos

A Prefeitura de Botucatu promoveu na tarde da última terça-feira (20) a entrega de certificados aos alunos do curso de Prevenção e Redução de Perdas de Alimentos, promovido gratuitamente pela Universidade do Trabalhador e Empreendedor (UNITE), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento foi realizado no Bom Prato de Botucatu, restaurante popular instalado dentro do campus da Unesp em Rubião Júnior e que serviu também como espaço para visitas técnicas do curso, que foi concluído por 19 pessoas.
 
O curso foi realizado entre novembro e dezembro. Contou ainda com a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto J. Augusto [entidade que gerencia o Bom Prato e Banco de Alimentos de Botucatu]. Teve como objetivo capacitar o aluno para evitar o desperdício de alimentos, desde o recebimento até a distribuição do produto final.
 
Na oportunidade, a equipe do Banco de Alimentos elaborou um nutritivo lanche a todos os participantes do evento com as doações recebidas pela unidade. O cardápio contou com bolo de cenoura, bolo de casca de maçã, bolo de pimentão com chocolate, pão de batata doce, cocada de beterraba, suco de maracujá, suco verde e refrigerante caseiro de laranja com cenoura.
 
“Este é o segundo curso realizado em parceria com o Instituto J. Augusto. No primeiro semestre promovemos o curso de Higiene na Manipulação de Alimentos com 23 concluintes”, informa o coordenador do Bom Prato, Cayo Augusto Estevão.
 
Mais de 5 mil pessoas capacitadas 
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Aberto Costa, em seu discurso destacou que o governo atual, nos últimos anos, capacitou cerca de 5 mil pessoas somente pela Universidade do Trabalhador e Empreendedor. Isso, sem contar os outros cursos realizados por outras secretarias municipais.
 
“São poucas cidades que oferecem cursos de qualificação de graça como em Botucatu. Eles são realizados com instituições parceiras em prol da geração de renda e emprego. As pessoas que concluíram estes cursos se esforçaram, saíram da zona de conforto e agora certeza possuem um diferencial para a busca de emprego no mercado de trabalho”, destaca.
 
Sobre qualificação profissional em Botucatu
A Prefeitura de Botucatu, sob a gestão do prefeito João Cury Neto, tem adotado desde 2009 uma política específica na área do trabalho e renda e que estão reunidas dentro do programa Todos pelo Emprego.    
 
Uma das ações é justamente o investimento em qualificação da mão de obra. Em quase oito anos, o Poder Público Municipal já aplicou cerca de R$ 1 milhão em cursos de qualificação, beneficiando 5 mil pessoas em diferentes áreas de atuação como indústria, construção civil, comércio e serviços.   
 
Um dos principais braços desta grande rede “pró-emprego” tem sido a UNITE, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em dezembro de 2011, ela oferece cursos de qualificação profissional, totalmente gratuitos, de acordo com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho do Município.  
 
Os cursos ofertados pela Prefeitura de Botucatu buscam atender, principalmente, pessoas que estejam desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNITE também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
  
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.  

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes