28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Plataforma Geekie apresenta devolutiva de testes aplicados a alunos

Nesta quarta-feira (31), a Coordenadora de Assessoria da Plataforma Educacional Geekie, Rita de Cassia André, esteve reunida com a secretária de Educação, Lucilene Cota e gestores do Ensino Fundamental II de Botucatu, para uma devolutiva dos primeiros testes de desempenho de cada aluno/escola, do 6º ano 9º ano, aplicados no segundo semestre de 2016.

De acordo com Adauto de Jesus Pereira, supervisor escolar, “a partir dos resultados obtidos nestas avaliações, os alunos terão assessoramento pedagógico de professores e gestores de educação, com a possibilidade de elaborar planos individuais de estudo por disciplina, nos casos em que o aluno apresentar deficiência de aprendizado”, explica.

Introduzida na Rede Municipal de Ensino em agosto de 2016, a Plataforma Educacional Geekie irá beneficiar cerca de 2 mil alunos das quatro escolas municipais do Ensino Fundamental II, (Jonas Alves de Araújo, João Maria de Araújo Junior, Luiz Tácito e Elda Moascogliato), que terão acesso a assessoramento pedagógico e a planos individuais de ensino para a eliminação de deficiências no aprendizado.

Projeto Plataforma Educacional Geekie
O projeto é uma parceria da CPFL Paulista, distribuidora de energia, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura Municipal de Botucatu. Um dos principais objetivos da iniciativa é melhorar os indicadores educacionais da cidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a taxa de distorção idade-série, um dos maiores desafios da educação no Brasil. 

A Geekie é uma plataforma de aprendizagem adaptativa desenvolvida no Brasil e a única reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que já alcançou mais de 3 milhões de alunos de 20 mil escolas diferentes. O grande diferencial da ferramenta é que ela possibilita que os alunos descubram em qual matéria é preciso melhorar, e elabora um plano individual para que os estudos sejam focados nesta necessidade.

A plataforma engloba conceitos de Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com linguagem atual e de fácil reconhecimento pelos alunos. A ferramenta utiliza como matriz de referência os conteúdos oficiais do MEC e disponibiliza avaliações TRI – o mesmo modelo estatístico utilizado pelo Enem. Isto permite que as notas conquistadas na avaliação da Geekie sejam uma previsão da nota que o aluno tiraria no Exame.

No projeto desenvolvido com a Prefeitura de Botucatu, os estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Botucatu, terão acesso à ferramenta Geekie Teste, que traça o diagnóstico individualizado do nível escolar. A partir dos resultados obtidos, os alunos passarão por assessoramento pedagógico de professores e gestores de educação. 

A iniciativa será desenvolvida em 20 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão, que será usado na compra das licenças e na capacitação dos educadores e gestores das escolas, que irão orientar os alunos no uso da plataforma. A administração pública de Botucatu oferecerá toda a infraestrutura. A Geekie também contribuirá com o poder público no planejamento da educação no município. A plataforma fornece relatórios em tempo real com o desempenho dos alunos para gestores, coordenadores, professores e tutores com informações individuais e agregadas por suas turmas e escolas.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes