“Só conseguiremos manter a flexibilização da economia em Botucatu se as pessoas com caso confirmado de covid-19 e seus contactantes cumprirem com a quarentena obrigatória. Isso tem acontecido de modo geral, embora estejamos observando um número crescente de descumprimento”, comentou o prefeito Mário Pardini nesta quinta-feira (02).
Segundo ele, uma série de medidas é tomada como testagem em massa, diagnóstico e tratamento precoces, cumprimento da quarentena para pessoas que testaram positivo e contactantes, que são ações que vão conter a disseminação do coronavírus em Botucatu.
“Pensando nisso, estamos realizando monitoramento presencial dos casos confirmados para checar se realmente nossos pacientes estão cumprindo o isolamento correto no período de transmissão do vírus, ou seja, 14 dias após teste realizado”.
Fiscais de conduta com profissionais da Defesa Civil batem nas casas e ao verificarem a ausência das pessoas diagnosticadas com coronavírus, registram e junto a GCM produzem um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Todas as pessoas com caso positivo da doença assinam, assim que são diagnosticadas, um termo de compromisso de que vão cumprir o isolamento.
Já foram visitados mais de 40 imóveis e infelizmente na primeira rodada de visitas 9 pessoas foram pegas descumprindo as medidas. Essas pessoas poderão responder criminalmente por isso junto a Polícia Civil por crime contra a saúde pública.
“Mesmo em um momento de resguardo, no enfrentamento da doença, precisamos continuar fazendo nossa parte, por nós, pela nossa família e pelo próximo”, finalizou o prefeito