24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pesquisadores da FMB/Unesp recebem prêmio Emil Burihan

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Cirurgia e Ortopedia, recebeu o prêmio Dr. Emil Burihan – Residente Pesquisador – projeto que tem a finalidade de incentivar a produção de pesquisas científicas de jovens médicos vasculares do Brasil. 

A premiação decorre da apresentação do trabalho denominado “Avaliação de Biointegração e Resposta Inflamatória a Vasos Sanguíneos Produzidos por Engenharia de Tecidos – Modelo Experimental em Coelhos”, apresentado por Natália Fugiwara Muchiutti, ex-residente em cirurgia vascular da FMB. 

Segundo o professor Matheus Bertanha, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, um dos autores do projeto, “trata-se de um trabalho de engenharia de vasos sanguíneos produzidos com células-tronco autólogas (produzidas pelo próprio organismo), que foram implantados no dorso de coelhos para se observar a resposta inflamatória e a biointegração dos neovasos. Comparou-se com veias alogênicas, veias descelularizadas e neovasos de células-tronco alogênicas. Esses resultados fazem parte do modelo experimental que pretende produzir vasos para o tratamento de pacientes com obstruções arteriais através da confecção de pontes com material produzido sob medida com células-tronco do próprio paciente”, explica.

“Como resposta desse trabalho, obtivemos os melhores resultados em termos de bioengenharia, biointegração e não rejeição com os vasos produzidos com células-tronco do próprio indivíduo, ou seja, autólogas (coletadas do tecido gorduroso do animal duas semanas antes do implante, cultivadas in vitro e então aplicadas em um arcabouço de veia previamente descelularizada). Esse modelo ainda não nos permite pesquisas com seres humanos, mas traz uma esperança de novos tratamentos para um futuro próximo”, complementa o docente. 

Assinam o trabalho: Natália Fugiwara Muchiutti (ex-residente em cirurgia vascular da FMB); Matheus Bertanha e Marcone Lima Sobreira (médicos e professores da disciplina de cirurgia vascular da FMB); Ana Lívia de Carvalho Bovolato (graduada em ciências biológicas e mestranda em biotecnologia médica); Camila Renata Correa (farmacêutica e bioquímica especialista em estresse oxidativo, docente do Departamento de Patologia da FMB) e Elenice Deffune (médica e professora da FMB, responsável pelo laboratório de engenharia celular do Hemocentro de Botucatu).

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes