O shopping de Botucatu confirmou que vai permitir cães e gatos de médio e pequeno portes nos corredores principais, exceto nas praças de alimentação, restaurantes, cafés, cinema, Espaço Família, fraldário, sanitários e lojas que comercializam produtos de alimentação, de acordo com a Lei Municipal nº 8.565/03 e Decreto Municipal nº 5.616/87, salvo no caso de cães-guias acompanhando portadores de deficiência, conforme Lei nº 11.126/05.
Muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais nesta semana, sendo algumas contra e outras a favor, levando-se em conta como seria essa convivência e higiene.
Quem debate o tema na cidade foi ouvido pelo Agência14News. O vereador Sargento Laudo que sempre está tratando do assunto com ONGs e voluntários disse “concordo sim com regras e se os animais forem bem domesticados, pois no caso do proprietário que não tem o hábito de passear com cão, o shopping também não será apropriado, porém seria bom haver uma discussão ainda com o público que frequenta o local quanto às questões relacionadas como de higiene”, destacou.
Entre as normas colocadas pelo shopping estão que cada lojista pode permitir ou não a entrada de cães e gatos nas suas dependências. As empresas que autorizarem a entrada estarão devidamente sinalizadas nas vitrines.
Os sofás, poltronas, bancos e demais mobiliários, segundo o shopping, são de uso exclusivo dos clientes e não poderão ser utilizados pelos animais.
Mais regras no shopping:
A responsabilidade pelos cães e gatos é única e exclusivamente de seus tutores e/ou condutores de acordo com o Código Civil Brasileiro, instituído pela Lei nº 10.406/02.
Caso o seu cão ou gato faça as necessidades no mall, providencie a limpeza ou acione o segurança ou a equipe de limpeza para que seja feita a higienização do local. Aguarde no local até que o colaborador chegue.
O Shopping Botucatu, disponibiliza aos clientes o material de higiene.
Se o seu animal costuma apresentar comportamentos violentos em ambiente novos ou com a aproximação de outros animais, aconselhamos a utilização de focinheiras para qualquer raça; Lembre-se que é crime ferir, mutilar ou abandonar animais, de acordo com artigo 32 da Lei 9.605/98.
A liberação dos animais no shopping deve ocorrer após o dia 15/07.
O assunto agora passa a ser amplamente debatido também se outras empresas deveriam aceitar animais no seu interior.
(do Agência14News)