Periodicamente a Prefeitura de Botucatu necessita fazer a recolocação de pedras portuguesas que faz parte do piso da Praça Emílio Peduti, que foram instaladas há décadas.
Quando essas pedras se soltam o risco de queda é grande. Uma das pessoas entrevistadas diz que já caiu e ficaram as marcas na perna (veja o vídeo abaixo). Alda Carvalho que vende Churros no “Bosque” diz que vê toda semana as pessoas sofrendo queda ou por conta das pedras soltas. Isso também ocorre quando chove e o piso fica liso. (Veja a reportagem abaixo).
O secretário de infraestrutura, Rodrigo Taborda disse ao 14News que não existe projeto a curto prazo para aplicar mudanças no espaço, porém, tem se buscando atender os reparos sempre que a prefeitura é demandada. Ele entende que a calçada de pedra realmente está com seu tempo útil esgotado, mas se não fosse a polêmica da questão (pessoas que são contra retirar), poderiam, sim, substituir por piso intertravado (mesmo modelo usado na revitalização da Amando de Barros).