O terminal de ônibus inaugurado no final do ano passado foi construído para resolver um problema antigo do modelo anterior onde as pessoas sofriam no sol e na chuva.
Essa nova construção tem cobertura completa, bancos para as pessoas esperarem o ônibus e espaço para lojas. Mas, um item traz preocupação: os ônibus que estacionam em um dos lados do terminal obrigam os passageiros a andarem no meio da rua, pois a porta fica na parte contrária da calçada.
Nesse local ficam os ônibus que usam o espaço como ponto final e depois retomam a linha.
No início da operação desse espaço, a reportagem já questionou a atual administração sobre esse fato e a resposta é que o caso seria analisado. Novamente o 14News recebeu fotos e vídeos mostrando o problema e questionou a prefeitura.
Nas imagens recebidas, as pessoas caminham pelo meio da rua do terminal urbano, entre elas idosos e crianças.
Esse não foi o único erro do projeto. O banheiro foi entregue com as pessoas enxergando pessoas no banheiro sem uma proteção para a parte dos mictórios.

O QUE FOI DIVULGADO NA ÉPOCA DA INAUGURAÇÃO
A Prefeitura e Botucatu, através das Secretarias de Infraestrutura e Habitação, inaugura na próxima terça-feira, 31/12/2024, às 10h, o novo Terminal Urbano do Município, que será denominado de Jayro Luiz de Andrade.
Construído através de convênio estadual com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, com contrapartida do Município, o projeto incorporou melhorias na infraestrutura em área central do município com circulação diária de grande parcela da população, com a expansão da área atual e implantação de um centro urbano de integração de transporte público.
O Novo Terminal Urbano proporcionará melhorias nas condições de mobilidade urbana, ampla acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e acesso confortável às lojas pelo público circulante.
A obra conta com estrutura metálica de grande porte e arquitetura arrojada, contendo:
49 Box comerciais em alvenaria e laje estrutural, integrados com o sistema viário, abrigados por cobertura em estrutura metálica com grande vão, abrigando confortavelmente todas as instalações;
Sala de apoio aos motos taxistas;
Sala de fiscalização do transporte coletivo;
Sala de segurança patrimonial;
Iluminação com ampla qualidade;
Alimentação elétrica individualizada dos boxes;
Sistema de brises metálicos integrando conforto e harmonia arquitetônica;
Sistema de prevenção de incêndio;
O novo Terminal Urbano operará com 21 linhas municipais, além de intermunicipais, com uma estimativa de usuários/dias úteis de cerca de 19 mil passageiros.
Atualmente, o atendimento presencial de usuários ocorre no Terminal Urbano, na sala da Semutran; e o atendimento telefônico segue mantido pelos telefones 3811-1577 e 3811-1578.