18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Parceria entre FMVZ e ONG realiza castração de cães e gatos

Uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, e a ONG ARA – Amor e Respeito Animal, sediada no município de Dois Córregos, tem proporcionado a realização de um número significativo de cirurgias de castração de cães e gatos. Apenas em 2017, foram realizadas até o presente momento cerca de 90 cirurgias em animais encaminhados pela ONG.

A parceria, iniciada há três anos, acontece no âmbito das disciplinas de Anestesiologia Veterinária e Técnica Cirúrgica Veterinária, ministradas aos alunos do 3o ano do curso de graduação em Medicina Veterinária da FMVZ. “É uma colaboração de grande valia, pois tem viabilizado o ensino da anestesiologia e cirurgia para nossos alunos e proporcionado uma importante prestação de serviços a comunidade”, afirma o professor Francisco José Teixeira Neto, responsável pela disciplina de Anestesiologia Veterinária.

De acordo com o conceito de “One Health” da Organização Mundial de Saúde (OMS), o controle reprodutivo de animais de companhia através de programas de castração ou esterilização pode resultar em um impacto positivo para a saúde humana, uma vez que estes animais podem ser vetores de zoonoses. “O controle reprodutivo reduz a chance destes animais serem expostos a condições de abandono e maus tratos”, salienta o professor Francisco. “Por se tratar de situação de treinamento prático e das potenciais implicações deste trabalho observa-se que os alunos se sentem altamente motivados durante as aulas práticas”.

A professora Juliany Gomes Quitzan, responsável pela disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária, também ressalta a importância da colaboração. “Os procedimentos anestésicos e cirúrgicos são supervisionados pelos docentes responsáveis, para garantir sua realização adequada e segura, promovendo a melhor formação dos nossos alunos, não somente técnica, mas também humana, uma vez que eles contribuem com esta importante atividade de extensão universitária”.

Nelson Alex Parente, presidente e mantenedor da ONG ARA, confirma a importância da colaboração. “Nossa atuação, mais do que retirar animais das ruas, busca evitar que eles vão parar nas ruas. Por isso, essa parceria é de suma importância para nossa entidade”.

 Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes