18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Orlando de Almeida será homenageado com sala na estação ferroviária de Botucatu

O ex-vereador e também ferroviário Orlando de Almeida, falecido em 2017, será homenageado porque a sala 30 da Estação Ferroviária de Botucatu vai receber seu nome.

A oficialização da homenagem será feita à Câmara Municipal de Botucatu através do projeto de lei 050 de 2 de julho de 2018 que será votado na próxima segunda-feira (16).

O projeto de lei diz que em seu artigo 1º que “fica denominada de “Vereador Orlando de Almeida”, a “Sala 30” do piso superior da Estação Ferroviária “Nelson Dib Saad”, antiga Sala de Inspetoria de Estação, localizada no Complexo Ferroviário de Botucatu”.

A sala 30 do piso superior da Estação Ferroviária, localizada no Complexo Ferroviário de Botucatu, atualmente é utilizada pela Secretaria Adjunta de Turismo.

Orlando de Almeida nasceu em Botucatu no dia 2 de junho de 1930 e faleceu no dia 14 de outubro de 2017, aos 87 anos de idade. Filho de Antônio de Almeida (ferroviário) e de Thereza Antonia de Almeida.

Era o mais velho de doze filhos, sendo dez homens e duas mulheres, entrou na Sorocabana no dia 7 de julho de 1949, na estação de Vitoriana.

Foi telegrafista, auxiliar de estação, teve quatro irmãos também ferroviários e aposentou-se em 1980 quando entrou para a Diretoria da Associação dos Ferroviários e Pensionistas de Botucatu, onde ficou como presidente por 30 anos até 2017.

Família

Casou-se com Apparecida Canhado de Almeida, falecida em 15 de dezembro de 1994. Teve duas filhas: Maria Lúcia de Almeida Novaes, casada com João Roberto Novaes, e Rosângela Maria Tiago, casada com Juarez Tiago, três netas: Gisele de Almeida Novaes Chiarelli, casada com Thiago Chiarelli, Isabele de Almeida Novaes Mariquês, casada com Sebastião José Mariquês Junior e Roberta Tiago e dois bisnetos: Alice de Almeida Novaes Chiarelli e Miguel de Almeida Novaes Mariquês.

Ações sociais e comunitárias

Orlando morava na Vila Antártica desde 1961 onde fundou a Associação Amigos da Vila antártica, contribuindo para a construção da Escola Angelino de Oliveira.

Ajudou na construção da Capela Nossa Senhora de Fátima, hoje, matriz de Nossa Senhora de Fátima na Vila Antártica.

Orlando de Almeida foi vicentino por mais de 30 anos e também foi Presidente, por duas vezes, do Asilo Padre Euclides.

Com seu irmão, Rubens de Almeida, Orlando arrecadava roupas e alimentos que eram distribuídos para famílias carentes na periferia de Botucatu.

Vida Política

Orlando Almeida foi eleito vereador para as legislaturas de 1983 a 1988 e de 1993 a 1966. Em seus mandatos fez parte de várias Comissões. Foi membro da Comissão de Investigação e autor da Emenda para o não aumento do salário dos Vereadores. Pertenceu ao Partido Democrático Social.

A autoria do projeto é do vereador Sargento Laudo (PP).

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Câmara Municipal)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes