As Polícias Civil e Militar, em parceria com a CPFL Paulista, Guarda Municipal e Forças de Segurança, realizam nesta sexta-feira (19), uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em comércios da cidade de Botucatu.
Essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal, que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.
Mais fiscalização. Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir, de forma absolutamente segura e sigilosa, para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.
Nota da Polícia Civil: Na data de hoje foi realizada na cidade de Botucatu/SP operação conjunta das Forças de Segurança denominada: OPERAÇÃO BLACKOUT em apoio a CPFL para constatação de furto de energia elétrica em residências e estabelecimentos comerciais.
Participaram da Operação Policial comandada pelo Delegado Seccional de Polícia Dr. Lourenço Talamonte Netto: Delegacia Seccional, DIG, 1DP, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e IC.
Foram realizadas 50 vistorias e elaborados 5 boletins de ocorrência da natureza de furto.