A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o órgão do governo federal que deveria fiscalizar a transmissão de energia e o atendimento dado ao consumidor, como por exemplo, o cumprimento de prazos.
Na sua página, a agência diz que ficou mais fácil agora fazer as queixas contra as empresas de energia que não atendem com celeridade e eficiência moradores e as empresas.
Nesta semana, a reportagem recebeu 2 casos em Botucatu: um comerciante que está há 15 dias tentando religar a energia. Ele alega que a CPFL não anotou na guia de serviço o seu contato para quando a empresa estivesse no endereço para que ele (solicitante) fosse também para o local. Como não havia esse contato, a equipe foi embora.
O caso foi resolvido após a publicação da reportagem.
Outra situação: um senhor que mudou a titularidade da conta passando agora para o seu nome, mas não conseguiu mais a religação. Eles dizem que chegando o final de semana só terão atendimento do serviço a partir de segunda-feira. A reportagem também mandou os casos para a assessoria da empresa CPFL.
Veja o link das reclamações. Também existe o site do Procon. Antes de reclamar procure a distribuidora nos contatos abaixo. Se não tiver a solução reclame na Aneel e o de defesa do consumidor. Algumas pessoas podem optar de procurar diretamente a justiça.