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O papel do Psicopedagogo na equipe multidisciplinar no TEA

O desafio do Psicopedagogo é adaptar um currículo funcional, que estimule o desenvolvimento e autonomia do autista, aqui vemos o Psicopedagogo como uma das peças importantes no quebra-cabeça do atendimento multidisciplinar, ou melhor transdisciplinar.

O Psicopedagogo com especialidade na inclusão do Autista, tem o seu diferencial no olhar sistêmico, em enxergar o autista como um todo, assim sua função tanto na equipe multidisciplinar ou na instituição escolar, tem o propósito de orientar, capacitar os pais e familiares, sugerir alternativas metodológicas, dar suporte e acompanhamento escolar, analisar e desenvolver adaptações curriculares, encontrar estratégias para aprendizagem dentro das habilidades de cada um, direcionando caminho traçado para que o mesmo tenha suas necessidades atendidas, e isso não é um favor, ou ter pena, é um Direito, assim como todos os demais casos de inclusão.

Muito me entristece ver não só Autista, mas todas as crianças de inclusão, que são sucateadas e jogadas em salas lotadas com um cuidador ou estagiário despreparado. O acompanhante terapêutico capacitado é fundamental para inclusão e aprendizagem adequada para lidar com as síndromes. Importante salientar que principalmente no autismo a diversidade e a complexidade são amplas, não a protocolos únicos, todos tem que ser individualizados para que o efeito da inclusão e intervenção seja real e efetivo.

Poucos conhecem a fundo a psicopedagogia, nossa atuação já tem o caráter multidisciplinar e principalmente nas intervenções propostas para o T.E.A. Neste caso pode-se afirmar que o psicopedagogo em si lida com a aprendizagem como processo de construção.

Importante salientar que a ação psicopedagógica procura focar não a patologia em si (TEA), ressignificando sua aprendizagem na construção do conhecimento. Neste desafio o Psicopedagogo se mostra um facilitador entre a aprendizagem X aluno, TEA X escola X família e terapia.

Psicopedagogo não age sozinho, na verdade nenhum terapeuta no contexto de intervenção de Autistas age sozinho. A singularidade do psicopedagogo e o conhecimento base de todas as áreas que compõem o neurodesenvolvimento, para que possa encaminhar ao especialista correto e em parceria trabalhar as lacunas da aprendizagem. A Equipe  multidisciplinar é essencial nos casos de autismo porque aborda as condições que o transtorno causa. A equipe de profissionais pode ajudar o paciente a melhorar a interação social, amenizar os diversos sintomas e garantir, a cada dia, maior desenvolvimento das funções.

As necessidades de acompanhamento variam conforme a criança. “Dependendo do caso, ela pode precisar de um fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, educador físico, psicopedagogo e fisioterapeuta”, Cada profissional colabora de acordo com sua especialização, é imprescindível que se comuniquem, troquem informações sobre a criança e avaliem   juntos os progressos dos tratamentos desenvolvidos.

O espaço que a Associação Portas Azuis, pretende efetivar em Botucatu tem esta preocupação, integrar profissionais habilitados a atender e a capacitar pais e profissionais interessados em trabalhar com crianças Autistas, esse trabalho vai além da formação acadêmica, ele exige doação, comprometimento, altruísmo, empatia, pro atividade, estamos em uma cidade referência na área de saúde e educação, porem por  alguns motivos  políticos e culturais saúde e educação não se entendem, profissionais deixam-se levar pelo egocentrismo, hedonismo e  a ganancia, tornando saúde escolar e a inclusão nas escolas um CAOS, deixamos de atender mais de 1200 crianças só em nosso município que ficam trancafiados dentro de suas casas ou nas escolas com tratamentos paliativos sem profissionais e supervisão adequadas.

Orientação aos Pais

Procure fontes seguras de informação as Associações de Autismo são as mais indicadas, na dúvida sigam minha página no facebook Psicopedagogia Inclusão e Neurociências, amem seus filhos não permitam que o pré-conceito limite a qualidade de vida do seu filho e da sua família

Como acredito ainda no altruísmo do ser humano, desejo num futuro breve estar aqui descrevendo o sucesso da nossa agenda social e no centro de Autismo em nosso município, sendo referência no atendimento e capacitação de profissionais do T.E.A em Botucatu.

“TODA CRIANÇA TEM DIREITO A UMA IDENTIDADE NÃO A UM ROTULO, A EXPRESSAR SEUS INTERESSES E HABILIDADES DIREITO DE RECEBER EDUCAÇÃO”

                                                                                           Dra. Ana Cecília Silveira Lins Sucupira

 

Redação 14 News

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