29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Nova sede é inaugurada com a presença do comandante geral e secretário de segurança

Na manhã desta quarta-feira (28) a nova sede da Polícia Militar (1ª Companhia) da Polícia Militar foi inaugurada em Botucatu com as presenças do comandante geral da corporação, coronel Ricardo Gambaroni e do secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

“Nós viemos aqui hoje fazer essa inauguração. Essa inauguração celebra uma excelente parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura Municipal de Botucatu em prol da segurança pública aqui na cidade de Botucatu. E o resultado dessas inteirações entre a Secretaria da Segurança Pública e o Governador Geraldo Alckmin é o fato de termos aqui uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo. Botucatu é um exemplo de segurança pública, exemplo de interação entre a Polícia Civil e a Polícia Militar e os órgãos municipais. Então é um grande prazer e uma grande satisfação estar aqui visitando essa obra e essa Companhia”, disse o Secretário Estadual da Segurança.

ENTREVISTA RÁPIDA
O secretário ainda respondeu a perguntas de jornalistas na entrada do evento. Ele chegou mais de uma hora de atraso, por isso falou rapidamente sobre a unificação das polícias, que acredita não ser possível, além de responder que será feito esforço pelo Estado para repor as vagas de policiais que estão se aposentando. Ainda ressaltou que a Polícia Civil também vem fazendo um trabalho para modernizar os seus espaços no Estado.

PREFEITURA CRITICADA POR AJUDAR
O prefeito João Cury enfatizou que a prefeitura construiu a unidade mas houve críticas porque estava fazendo um investimento para o Estado. Ele defendeu que os governos de diversas esferas precisam andar juntos, um ajudando o outro, até dando contrapartida ao que o Governo Estadual fez por Botucatu citando 2 hospitais, o Restaurante Bom Prato e demais investimentos “O problema da segurança pública não é de uma força de segurança, mas da de todas as forças da sociedade. Aqui nós fomos muito criticados, primeiro porque estávamos mudando da(Rua) Major Matheus para essa área, e depois porque a Prefeitura construiu para a PM esse equipamento. As pessoas perguntavam – Mas vocês vão construir para o Governo do Estado?; – porque às vezes é o contrário. É o Governo que dá o dinheiro para a Prefeitura. E aqui no caso nós que demos o recurso para a PM para a construção dessa obra. Nós temos que parar com essa ideia que cada um tem que trabalhar no seu canto, com o seu recurso. Nós temos que unir os recursos humanos e financeiros para que a gente possa atender melhor a população”, disse João Cury Neto.

DIA TAMBÉM DE LUTO PARA A PM
O comandante geral da Polícia Militar no Estado, coronel Ricardo Gambaroni, enfatizou que se trata de um “tesouro” a nova sede da PM que deve ser aproveitada, mas que o maior bem da PM hoje são os policiais que serão atendidos. Ele pediu um minuto de silêncio pela morte do cabo André Aparecido de Brito, que faleceu em uma ocorrência na cidade de Piracicaba. Ele acrescentou ainda que estaria junto ao secretário no sepultamento em Limeira.

O policial que trabalhava há 15 anos em Piracicaba foi morto em uma troca de tiros quando tentava prender um homem que havia matado a ex-esposa. O suspeito morreu e o policial foi socorrido, mas também faleceu.

NOVA SEDE APÓS 9 MESES DE OBRA
Para o capitão Alexandre Cagliari, a nova Companhia da PM permite acessibilidade em um prédio mais moderno para a população e aos policiais, e traz condições para que os policiais trabalhem de forma digna. “O antigo prédio era bem localizado, perto do centro da cidade, mas com problemas graves na sua estrutura e sem acessibilidade, com muita escada”, comentou. Ele lembra que depois da venda do antigo imóvel e 9 meses de obras foi inaugurada a nova sede. “Ganha a Polícia Militar com um prédio mais moderno e ganha a população que vai ser atendida aqui. O policiamento não será alterado em nada. Temos a base de Rubião, o Batalhão e aqui essa base. Com relação ao Boletim de Ocorrência vejo um ganho e também porque é um local com grande circulação de pessoas”, disse o capitão da PM citando que vai ser possível ainda maior combate a furtos na região da nova Companhia.

IDEALIZADOR DO PROJETO
F
oi citado ainda no evento o nome do major José Semensati Jr que estava em um curso em São Paulo e por isso não participou do evento, mas foi a pessoa que atuou intensamente desde o começo das tratativas para construir a nova sede da PM que foi vista como um investimento que deve atender a demanda da cidade pelas próximas décadas.

O local recebeu o nome de “José Ramos”, ex-policial rodoviário e tio do prefeito João Cury Neto. Para receber a homenagem estiveram familiares, como Maria Angela Cury Ramos Carvalho.

A nova Companhia fica na Avenida Universitária, ao lado da nova entrada da Fazenda Lageado, no Jardim Paraíso.

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes