28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Nebulização será no Jardim Continental nesta terça-feira, 10

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu programou para esta terça-feira, 10, a atividade de nebulização (aplicação de inseticida) no bairro Jardim Continental. Serão nebulizados cinco quarteirões do bairro, no período da manhã, entre 8h30 e 12 horas.

Em caso de chuva, a atividade será reagendada.

Os agentes de combate às endemias já visitaram a região eliminando possíveis criadouros de mosquitos e orientando a população a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (chikungunya e zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.

Em 2020 foram confirmados 23 casos de dengue, sendo dez casos autóctones e 13 importados no Município.

Sobre a Nebulização

O inseticida aplicado durante a nebulização agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente no período da manhã e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornam para confirmar se todos os moradores já estão fora do imóvel e assinalar para o bombista que o ambiente já está preparado para receber o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 15 minutos. Em hipótese alguma os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto, é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado. Em caso de chuva, a atividade será reagendada.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização

– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;

– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa, para que o inseticida possa atingir todos os locais;

– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);

– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

O inseticida agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes