26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu do Café recebe visitantes de vários municípios

O Museu do Café informa que, dando prosseguimento a renovação da equipe de mediadores, no último dia 10 passou a fazer parte da equipe à mediadora Giovanna Antunes Lopes da Silva.

Giovana, a exemplo das duas novas mediadoras, Micheli e Daiana, que já estão atuando no Museu também é aluna do curso de História da Universidade do Sagrado Coração – USC, de Bauru, onde cursa o segundo ano. Dessa forma a equipe de mediadoras do Museu está quase que totalmente renovada.

Em janeiro deverá ocorrer à substituição da mediadora Dainara, gentilmente cedida pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, e que concluirá seu curso encerrando, portanto, o estágio.

Os mediadores são fundamentais para o funcionamento do Museu, praticamente de forma ininterrupta, qual seja, de segunda a sexta e nos feriados das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos das 12 às 18 horas. Além disso, também são responsáveis por acompanhar os diversos grupos de alunos que regularmente visitam o Museu, com visitas pré-agendadas. Nesses casos, os mediadores acompanham os grupos expondo todo o rico acervo do Museu, além de incluir no roteiro da visita, a área externa e o interior de alguns prédios.

Também são responsáveis pelo auxilio na montagem e desmontagem das diversas exposições de obras de arte que o Museu expõe. Importante lembrar que com essa renovação, praticamente todas as mediadoras são alunas do curso de História o que também significa um auxílio que o Museu oferece na capacitação e formação desses estudantes.

Identificação de implementos

Em relação ao projeto de identificação de objetos do Museu, está sendo concluída a identificação dos diversos implementos agrícolas que estão expostos no gramado ao lado do prédio da Tulha.

Inicialmente identificaram o trator de esteira, da marca Fiat e a caldeira emprestada pela Prefeitura Municipal de Botucatu. Agora será a vez os seguintes implementos: Semeadeira, arado de disco, arado tombador, grade de disco, plaina, dentre outros.

À exceção de um arado tombador, que foi doado em 2009 por Ailton Cícero da Silva Júnior, morador na cidade de Itatinga, todos os demais implementos pertenceram à Estação Experimental de Botucatu. 

O objetivo desse trabalho é facilitar a compreensão do rico acervo do Museu por parte dos milhares de visitantes. Importante destacar que todos esses investimentos somente são possíveis graças ao apoio das “Empresas Amigas do Museu do Café da Fazenda Lageado”, projeto que teve início em 2006.

Visitas agendadas

Para encerrar o ano o Museu ainda tem Instituições com visitas agendadas para o mês de novembro e dezembr, como das cidades de: Lençóis Paulista, Ocauçu, Indaiatuba, Garça, Marília e Jaú.

Além disso, no mês de dezembro o Museu também receberá os visitantes do projeto “Descubra Botucatu”. Uma visita ocorrerá no dia 3, domingo e a outra no dia 16, um sábado.

Durante o ano de 2017, quase 100 Instituições visitaram o Museu, em visitas pré-agendadas, o que demonstra a importância regional que o Museu vem consolidando ao longo dos últimos anos.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Museu do Café)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes