20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu do Café, em Botucatu, volta a fazer parte de projeto da FDE

Em 2009 o Museu do Café foi a primeira instituição botucatuense a integrar o projeto “Lugares de Aprender” coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE. Esse projeto foi suspenso em 2015 e a parceria está sendo retomada.

Dessa vez o Museu passa a ser uma Instituição integrante do projeto “Cultura Ensina” e vai receber uma escola todas as terças-feiras, sendo que os alunos são do ensino médio da rede estadual de ensino.

A primeira escola a participar foi a Escola Professor Francisco Guedelha. Os alunos são recebidos e é feita explanação sobre a importância da Fazenda Lageado para a cidade e a região, além de exposição sobre o Museu e seu rico acervo.

Em seguida, acompanhados pelas mediadoras do Museu os alunos percorrem todas as salas com explicações a respeito dos itens do acervo. Finalmente uma visita ao interior de alguns prédios encerra a programação.

O detalhe é que as escolas envolvidas no projeto não arcam com nenhum custo, pois as despesas de transporte e lanche é por conta da FDE. Além disso, o tema é trabalhado em sala de aula.

Mais sobre o Museu
Fórum das Artes

O Fórum das Artes, espaço do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, ligado à Secretaria de Cultura do Município recebe até o dia 3 de novembro a exposição coletiva “Conexões”.

Com o objetivo de permitir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual na representação da obra “Conexão Aroma e Sabor” da artista Regina Mendes, o Museu emprestou um moedor de grãos e um torrador de café do tipo “bola”.

O objetivo é permitir que os visitantes possam tocar os objetos, facilitando, com isso, a compreensão do sentido da obra.

Tansy Telles: a mostra “Arte Uma
Uma Explosão de Cor e Inocência” da artista plástica Tansy Telles, que permaneceu no “Espaço Cultural” do Museu de 26 de julho a 26 de agosto, foi visitada por 2.746 pessoas.

A artista, que reside em Mogi das Cruzes, trabalha com cores alegres e vibrantes, despertando nossa criança interior. O Coordenador agradece a gentileza da artista em trazer suas obras para nosso Museu, pela primeira vez em Botucatu. 

Rose Aidar
Até 3 de outubro a nova mostra traz as esculturas da reconhecida artista Rose Aidar, onde os visitantes vão poder apreciar as diversas etapas da confecção da peça.

Segundo Oscar D’ Ambrosio, curador da mostra “a escultura é um universo fascinante. Além da sensibilidade e criatividade, demanda um amplo conhecimento técnico, principalmente quando se pensa nas peças fundidas em metal, como o bronze.

Nesse sentido, a exposição buscará não apenas mostrar o trabalho da artista plástica Rose Aydar, mas sim  ressaltar a magia dessa tradicional habilidade. 

Rose é artista exclusiva da Cia Arte Cultura de São Paulo. A produção cultural é de José Eduardo Candeias. Vale a pena visitar o Museu e apreciar os belos trabalhos.

Filmagem
Alunos do Colégio Embraer estiveram utilizando prédios da área histórica como locação para um documentário. O espaço escolhido foi o porão do prédio da Tulha principal, além de áreas externas ao local.

A área histórica da Fazenda Lageado é muito utilizada para fotografias e filmagens, não só por profissionais de Botucatu mas de toda região.

Museu em números
No mês de agosto o Museu recebeu 1.980 visitantes. Esse número acrescido ao total do ano de 2018 chega à marca de 17.837 visitantes. Já o total de visitantes de janeiro de 2006 a agosto de 2018 atinge exatos 253.961 visitantes.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes