25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mulheres podem procurar Unidades de Saúde de Botucatu para mamografia e ultrassons gratuitos

Ao longo do mês de outubro, todas as Unidades de Saúde de Botucatu irão desenvolver ações de prevenção e orientação sobre câncer de mama. O “Outubro Rosa” botucatuense, campanha que difunde a importância da prevenção do câncer de mama, tem como principal ação um encaminhamento mais rápido de mulheres com mais de 40 anos, para realizarem o exame de mamografia junto ao Centro de Diagnósticos de Doenças de Mama.

“Realizamos durante o mês de setembro uma capacitação dos nossos profissionais sobre o rastreamento do Câncer de Mama. Dessa forma, eles estão ainda mais preparados para auxiliar as mulheres botucatuenses com orientações sobre a necessidade do exame de prevenção”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

As mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia devem procurar uma unidade de saúde e solicitar o encaminhamento para o Centro de Doenças da Mama.

Desde o mês de abril deste ano, um convênio entre a Prefeitura e o Centro da Mama tem realizado aproximadamente 600 mamografias todos os meses. Além disso, mais 100 ultrassons e 180 ultrassons obstétricos são realizados mensalmente no Centro, de forma gratuita. O investimento do Poder Público Municipal é de quase R$ 700 mil reais anuais.

“Após assumirmos um trabalho, que até o inicio do ano era bancado pelo Governo do Estado para toda a região, conseguimos expandir o atendimento às mulheres botucatuenses e diminuir o tempo de espera pelo diagnóstico de doenças como o câncer de mama. Que nossas mulheres aproveitem este serviço como forma de prevenção”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Neste mês de outubro, em caráter especial, o Centro da Mama está preparado para realizar até 1,5 mil mamografias.

Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que surgiram cerca de 57,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com quase 15 mil óbitos. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100% e requer tratamentos mais simples.

Serviço
Secretária Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes