Morreu na madrugada desta segunda-feira (20) a égua que foi descoberta ao relento e recebeu cuidados de algumas pessoas enquanto estava abandonada na área rural de Botucatu. Ela chegou a ser resgatada pela ONG Liga do Bem e encaminhada ao Hospital Veterinário da Unesp.
Segundo quem resgatou, o animal foi deixado pelos donos em um pasto porque estava doente.
Quando a Liga do Bem chegou para ajudar, o olhar do animal mostrava o tom de agradecimento ao ser encontrado. Estava doente e muito magro, caído no chão.
Através de voluntários o animal foi levado ao hospital veterinário da Unesp, onde foi atendido, porém faleceu durante a madrugada desta segunda-feira.
Durante entrevista ao Agência14News, Erika Liao Tiago, da “Liga do Bem”, disse que os donos precisam ter mais responsabilidade e consciência para os cuidar de seus animais e espera responsabilização em casos como esse.
O episódio poderá ser acompanhado pela Vigilância Ambiental.
O laudo deverá apontar a causa da morte da égua que desde quando foi encontrada estava bastante magra e por estar caída poderia ter sido comida viva por predadores como urubus.
Algumas pessoas de São Paulo que passaram pelo local tinham ajudado com cobertor e uma fogueira à noite até que fizeram o acionamento da ONG.
A dona do animal, disseram pessoas à Liga do Bem, cogitou na hora do resgate sacrificar a égua possivelmente com a intenção de evitar o deslocamento à Unesp e gastos com a internação, o que não foi aceito pela Liga do Bem que procurou proporcionar – apesar da gravidade – pelo menos um momento digno ao animal.
(do Agência14News)