2 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Moradores fazem pedidos em asfalto, capinação e demais serviços

Vereadores fizeram pedidos em diversas áreas e bairros da cidade na última sessão da Câmara Municipal de Botucatu (SP), realizada na segunda-feira (19).

Capinação e limpeza, poda adequada das árvores e até o chamado serviço “cata-treco” na região da Vila São Benedito, são as solicitações do requerimento nº 59, de autoria do vereador Cula (PSC).

Aprovado por unanimidade, o requerimento é dirigido à Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Estamos pedindo uma atenção especial na região, de forma a atender aos anseios de moradores e de pessoas que circulam pelo local e que me procuraram solicitando esses serviços”, comenta o vereador.

Já em busca de garantir bem-estar e qualidade de vida aos moradores do Jardim Maria Luiza, em outra matéria ele solicita a implantação de praça com playground, academia ao ar livre e campo de futebol no bairro.

Izaias Colino solicita informações sobre o Pagamento por Serviços Ambientais

Quatro perguntas embasam o requerimento 0064, de autoria do presidente da Câmara, Izaias Colino (PSDB), aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (19). Elas são dirigidas ao prefeito Mário Pardini e pretendem levantar informações sobre o “Pagamento por Serviços Ambientais”, o PSA.

“O PSA é um repasse mensal previsto no contrato de concessão celebrado entre a Prefeitura Municipal de Botucatu e a Sabesp. Como não temos tido notícias sobre a utilização e o destino desse fundo julguei importante trazermos essas informações a público”, explica o vereador.

No requerimento ele pergunta: 1) de quanto é o repasse mensal para o fundo PSA; 2) qual o valor de recursos disponíveis, atualmente, no referido fundo; 3) se já houve algum tipo de retirada destes recursos e, em caso positivo, para qual finalidade e qual o montante; e 4) quem tem acesso a esse recurso e quais os requisitos necessários para acessar o fundo.

 

Carlos Trigo insiste em cobertura e assentos de ponto de ônibus

Exatamente um ano depois o vereador Carlos Trigo (PDT) voltou a apresentar a mesma solicitação: que a Secretaria Municipal de Infraestrutura recoloque a cobertura e os assentos do ponto de ônibus que fica na rua Curuzu, nas proximidades do número 431, bem no centro da cidade, entre as ruas Marechal Deodoro e Monsenhor Ferrari.

“Essa solicitação está fazendo aniversário! Vou continuar pedindo até ser atendido, porque esse ponto é muito utilizado pela população, que precisa ter o mínimo de conforto enquanto espera. Do jeito que está hoje todo mundo tem que ficar exposto a chuva e sol forte”, insiste o vereador.

Segundo ele, a cobertura e os assentos foram retirados pela Prefeitura em razão de obras que seriam realizadas no local e até agora não foram recolocados. 

O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

 

Abelardo pede abertura de rua para facilitar acesso na “Mina”

No requerimento 82, aprovado por unanimidade na sessão, o vereador Abelardo (PMDB) apresenta a situação preocupante de proprietários de lotes no Bairro Vila Real de Barra Bonita, Bairro da Mina. 

“Acontece o seguinte: na Rua 7 vários proprietários não conseguem começar a construir por falta de acesso. Ali tem minas d’água e existem lotes que não possuem abertura de rua na sua extensão. Os donos pagam os impostos corretamente, mas não têm nem como chegar nos seus terrenos”, explica. 

Segundo o vereador, a presença de minas d’água no local realmente prejudica a abertura total da rua. Por isso ele pede que a Prefeitura abra pelo menos cinquenta metros de via na Rua 7, com início a partir da Rua 13. “Isso resolverá o problema dos moradores e também permitirá que as companhias de água e luz entrem para fazer as ligações necessárias nos lotes”, completa Abelardo.

 

Rose Ielo solicita salas de ensino infantil no bairro Chaparral

Evocando as leis educacionais vigentes e o Plano Municipal de Educação, que garantem o direito da educação na própria comunidade, do campo ou zona rural, a vereadora Rose Ielo (PDT) usou seu tempo no Grande Expediente da sessão de segunda-feira (19), para reforçar a solicitação feita no requerimento 53/2018.

Aprovado pela unanimidade dos vereadores, o documento solicita que o secretário municipal de Educação, Valdir Paixão, institua salas de aulas das etapas 1 e 2 do ensino infantil no bairro rural Chaparral, na creche “Irmã Ceci”.

“Hoje, as crianças de 4 e 5 anos têm que se deslocar de transporte escolar sem a devida segurança em um percurso de aproximadamente 13 quilômetros para estudarem em Rubião Junior. Essa situação tem preocupado as mães, inclusive porque já ocorreram acidentes no interior do ônibus, envolvendo as crianças. A sugestão é criar as salas no Bairro Chaparral para atender os alunos dali e de bairros rurais próximos”, enfatiza a vereadora.

 

Zé Fernandes pede banheiros e recape

Procurado por frequentadores da Praça Rogério Rúbio, no Conjunto Habitacional Joaquim Vernini, Comerciários III, o vereador Zé Fernandes (PSDB) apresentou requerimento solicitando a construção de banheiros no local.

“Ali na região já temos lanchonetes e outros serviços que atraem as pessoas em seus momentos de lazer. Entendo que é dever do poder público proporcionar conforto à população nessas áreas comuns, por isso encaminhei a solicitação e espero que seja atendida”, declara o vereador.

Outro assunto de requerimentos aprovados é o recapeamento asfáltico. Em parceria com o vereador Abelardo, o alvo é a Rua Julião Pires de Campos, no Jardim Cambuí; e com o vereador Sargento Laudo ele pede o recape em várias ruas do Monte Mor.

 

Alessandra Lucchesi luta pela contratação de mais professores

A vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) está preocupada em manter a qualidade do ensino e atendimento dos alunos de quatro meses a cinco anos de idade atendidos pela rede pública municipal em Botucatu. Assim, apresentou requerimento solicitando que sejam chamados, com urgência, os professores aprovados no último concurso público para atuarem na Educação Infantil.

“Em abril deste ano termina a validade do concurso e sabemos que o efetivo de professores da rede municipal de ensino não é mais suficiente para atender a demanda criada pela construção das novas salas de aula”, comenta a vereadora, enfatizando que a contratação é necessária também para manter a qualidade do serviço em relação a segurança, aprendizagem e afetividade dos alunos.

No documento ela solicita que a Prefeitura estude a possibilidade de realizar, com urgência, a chamada dos professores aprovados, cuidando da criação dos respectivos cargos, do impacto financeiro e dos demais procedimentos necessários, “a fim de promover a sequência no ensino e atendimento de qualidade que são oferecidos atualmente na rede municipal de ensino de Botucatu”, completa.

Ela lembra, ainda, que 2018 é um “ano político”, o que, por força de lei, impõe restrições quanto à realização de novos concursos públicos. O requerimento foi encaminhado ao prefeito Mário Pardini e ao secretário municipal de Governo, Fábio Vieira de Souza Leite, com cópia para o secretário municipal de Educação, Valdir Paixão.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes