20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Meninos de 12 a 13 anos já podem receber vacina contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Botucatu informa que meninos, na faixa etária de 12 a 13 anos, já podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para receber a vacina contra o HPV. Basta levar a carteirinha de vacinação. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Até o ano passado, esta imunização contra o HPV era feita apenas em meninas. Em Botucatu, já foram aplicadas mais de 3,9 mil doses em meninas de 9 a 14 anos, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Município.

Enquanto que nas meninas a vacina busca reduzir as chances de surgimento do câncer de colo de útero, nos meninos ela previne contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. A definição da faixa-etária para a vacinação busca proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids.

O que é o HPV?

O HPV é um vírus cujo nome é Papiloma Vírus Humano. Sua transmissão se dá principalmente por via sexual, sendo o responsável por casos de câncer de colo de útero, além de câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe. Além disso, é também responsável pelas verrugas genitais conhecidas como condiloma acuminado. Cerca de 50% dos indivíduos, homens ou mulheres, terá contato com algum tipo de HPV após 2 anos de vida sexual ativa.

Quem deve receber a vacina contra o HPV?

Existem dois tipos de vacina contra o HPV, a quadrivalente, recomendada para meninos e meninas entre nove e 26 anos de idade e a bivalente, para meninas e mulheres a partir dos 10 anos de idade. Todos os indivíduos nesta faixa etária deveriam receber a vacina. Hoje, sabe-se que a resposta imunológica à vacina é melhor quando aplicada até os 15 anos de idade, o que não contra indica a sua aplicação para os demais.

Porque os meninos devem receber a vacina contra o HPV?

Os meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os canceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Tel.: (14) 3811-1100 / 3811-1105 (Núcleo de Vigilância Epidemiológica – Nuve)

(Fonte: minhavida.com.br)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes