24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mapa mostra onde pessoas morreram no trânsito; Botucatu dobra estatística com 2 óbitos por mês

O Governo do Estado lançou o INFOMAPA SP, uma ferramenta de georreferenciamento – inédita no Brasil – capaz de mostrar a exata localização dos acidentes no Estado de São Paulo.

Nesse contexto a realidade de Botucatu, neste ano, é de 2 óbitos por mês, seja na cidade ou nas estradas que pertencem territorialmente ao município. De janeiro e outubro foram registradas 16 mortes. No mesmo período do ano passado o número era metade disso: 8 casos e fechou o ano com 10 registros.

Em Botucatu, o mapa mostra uma morte de pedestre e outro caso com moto. Um deles foi durante a madrugada na Marechal Rondon e a vítima tinha idade entre 30 e 34 anos, do sexo masculino, em setembro deste ano. O outro óbito foi na Av. Deputado Dante Delmanto, em agosto, encolvendo um motociclista na faixa de 40 a 44 anos, também durante a madrugada.

Na relação de cidades ainda são citadas mortes em Areiópolis (carro – SP 251), São Manuel (Rondon), Pratânia (moto – SP 255), Itatinga (pedestre – SP 280), Avaré (moto – SP 255), Porangaba (SP 141 – pedestre), Iaras (pedestre – SP 374), além de Tietê e Cerquilho (rodovias próximas com casos envolvendo veiculos ou pedesres).

MAPA
“É uma ferramenta importantíssima porque conseguiremos identificar em que local aconteceu o acidente, se foi de bicicleta, carro e se houve outra ocorrência naquele mesmo lugar”, explica o governador Geraldo Alckmin.

O recurso trará, ainda, informações das vítimas – faixa etária, gênero, tipo de veículo, local e perfil do acidente. Os dados poderão ser filtrados por ano, mês, município e meio de locomoção da vítima. Com base nessas informações, prefeitos e gestores públicos terão mais recursos para verificar quais serão as ações tomadas para evitar os acidentes no trânsito.

“A maioria dos acidentes – cerca de 65% – acontece na área urbana, ou seja, dentro das cidades, e é por isso que esse trabalho de prevenção ajudará as prefeituras”, completa o governador. 

O INFOMAPA SP complementa o INFOSIGA SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), no qual são divulgados mensalmente os indicadores de mortes em vítimas de acidentes nos 645 municípios paulistas. Ambas as ferramentas reforçam o trabalho contínuo do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

http://www.infosiga.sp.gov.br/InfoMapa

(Do Agência14News com – Portal do Governo do Estado)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes