18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mãe relata caso de filho com suspeita de H1N1 em Botucatu

Com o inverno chegando, os casos de gripe, inclusive dos tipos mais graves, como H1N1, que podem levar à morte, são mais frequentes no Estado de São Paulo.

Em Botucatu (SP), dois casos suspeitos de H1N1 foram registrados nesta semana em um colégio.

A mãe de um menino compartilhou em rede social, pedindo atenção dos pais e dizendo que o garoto está em tratamento.

Uma outra pessoa, que tem filho no mesmo colégio, diz que recebeu alerta pelo aplicativo de celular da instituição avisando do problema e os cuidados necessários.

Em Botucatu, até o dia 15 de junho eram sete casos suspeitos neste ano, com cinco exames negativos e dois aguardando resultado para H1N1. O problema é que nem sempre os casos na rede particular chegam ao sistema público para efeito de contagem e notificação.

A reportagem do Agência14News procurou o colégio e a saúde municipal para saber de todos os casos registrados na cidade nesta manhã. (Veja abaixo)

A vacinação gratuita para vírus da gripe para grupos especiais, crianças e idosos foi prorrogada até o dia 26 de junho.

 

Respostas

O Secretário Municipal de Saúde e Botucatu, André Spadaro: “A Vigilância Epidemiológica avaliou esta situação ontem (quinta-feira, 14). Trata-se de uma criança com quadro gripal atendida na rede particular, em que o pediatra suspeitou de H1N1, fez um diagnóstico clínico e prescreveu o tratamento com antiviral. Não foram realizados exames específicos para o diagnóstico, portanto não há confirmação laboratorial de H1N1. A principal orientação nesse momento é reforçar novamente a importância da campanha de vacinação contra Influenza. Foi prorrogada novamente até o dia 26 de junho. A cobertura vacinal para crianças de 6 meses a 5 anos continua muito baixa em Botucatu, de apenas 40%, sendo que a meta é vacinar 90%. As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde. A responsabilidade de levar as crianças para vacinar é dos pais. Essa é a principal medida nesse momento”, informou ao site Agência14News.

Hospital das Clínicas

Informou que não pode dar informações de pacientes sem autorização, ainda mais se tratando de menor de idade.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está em sua última semana de imunização para o grupo de risco estipulado pelo Ministério da Saúde. Idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos, professores, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos têm até o dia 26 de junho, para tomar a dose.

Depois disso, caso o Município não tenha atingido a meta de vacinação, a Campanha ganhará dois novos grupos prioritários: crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe a fim de imunizar 90% da população de risco.

Em Botucatu, 66,53% do grupo alvo foi imunizado contra a gripe. As puérperas foram as únicas que superaram a meta e o grupo das crianças continua com adesão abaixo do esperado, com apenas 35% das crianças vacinadas.

A dose da vacina que está sendo aplicada neste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul em 2017, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Vale ressaltar que a vacina não é recomendável apenas para quem tem alergia à proteína do ovo (usada na fabricação da vacina) ou para as pessoas que tiveram reações adversas graves em doses anteriores desta.

As vacinas estão disponíveis em qualquer unidade de saúde do Município, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais informações
Secretaria Municipal da Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News  com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes