Clubes que tenham piscinas podem pedir placas de alerta em pontos específicos onde existem riscos de afogamento, como em locais mais fundos para avisar os seus associados. 

A solicitação pode ser feita à Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e depois o clube, já com a arte recebida, pode imprimir o material produzido pela equipe técnica de prevenção.

Nesta quarta-feira (28) clubes receberam alguns materiais que foram emitidos pelos bombeiros de Botucatu.

A entrega ocorreu nos clubes: Botucatuense, Ferroviária, Botucatu Tênis Clube e Parque Aquático Municipal do Bairro Alto que está começando a funcionar agora.

Segundo o bombeiro Claudenir Celestino uma campanha vem sendo realizada na cidade o que tem motivado a queda nos números de acidentes. Ele ainda orientou que em casos de piscinas, os pais devem sempre estar por perto – até a um metro de distância ou a um braço – sem deixar o filho sozinho ou mesmo com a vigilância de guardas-vidas.

Na entrega das placas estiveram representantes da Guarda Municipal e do SAMU.

Por conta do calor, só a AAB informou que mais de 2 mil pessoas estavam no clube e nas piscinas buscando se refrescar. 

A colocação de placas é uma das ações da Campanha Viva Verão que foi iniciada há 3 anos em Botucatu o que tem motivado a queda de casos de afogamentos em todas as cidades da região. A iniciativa tem participação dos bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Defesa Civil e COMUTUR, quando são realizadas ainda orientações em pontos onde há o perigo como cachoeiras e lagos, além de demais locais de lazer na água, com adultos e crianças.

Veja mais: Botucatu vai receber placas de alerta para prevenir afogamentos.