Curiosidade, pesquisa e persistência foram elementos fundamentais para o surgimento da cinematografia. Muito antes da primeira exibição comercial dos irmãos Lumière, em 1895, uma série de experimentos e invenções já apontavam para o desejo humano de registrar e projetar imagens em movimento. A partir dali, o cinema conquistou espaço como arte e indústria, reinventando-se continuamente diante dos novos meios de comunicação.
Com o objetivo de registrar os elementos que fizeram com que Botucatu se sobressaísse na área cinematográfica, foi publicado, pela Editora Típica, o livro “História do Cinema em Botucatu”.
A versão impressa da obra foi lançada em 2021. Com edição esgotada, optou-se por disponibilizar o livro em formato digital.
Mas o que faz com que Botucatu tenha destaque quando o assunto é cinema?
O município esteve entre as cidades pioneiras em exibições que ocorreram de maneira itinerante. Conforme o escritor Hernani Donato, em 1902, Botucatu contou com mostra de uma película em praça pública.
Outro diferencial está no setor de distribuição de filmes, que começou a se estruturar na cidade na década de 1920. Os irmãos Lunardi foram os primeiros a atuar nessa área e, em 1926, Azor Araújo fundou o Departamento Geral de Filmes. Pouco depois, João Passos se tornou sócio da companhia que passou a se chamar Araújo & Passos e ter projeção nacional.
A criação da Empresa Teatral Peduti (ETP), fundada por Emílio Peduti, que iniciou sua trajetória ao lado de Pedro Chiaradia e Pedro Eichenberg foi outro importante marco. A ETP chegou a atuar em mais de 70 cidades brasileiras. Por estar sediada em Botucatu, a empresa atraiu para o município importantes distribuidoras, reforçando sua posição estratégica no cenário cinematográfico nacional.
A cidade abrigou escritórios de companhias como United Artists, Warner Bros, RKO, Metro, Pan-Americana, CineDistri, Fox, Paramount, British.
Favorecida pela ferrovia no transporte de filmes, Botucatu passou ser a um dos cinco grandes territórios cinematográficos, os quais tinham delimitações relacionadas à área de exibição de filmes. O território de Botucatu começava em Sorocaba e chegava até norte do Paraná e sul do Mato Grosso. Além do município, compunham essa rede Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo e Vale do Paraíba.
Outro aspecto que faz com que o município seja referência nesse setor é que as empresas Cinematográfica Araújo e Moviecom — originadas a partir da divisão da Araújo & Passos — possuem sedes em Botucatu e estão entre as principais exibidoras do país.
O livro também apresenta informações das salas de exibição Pavilhão Ideal, Cinema Botucatuense, Cine Casino, Espéria, Cine Glória, Paratodos, Vitória, Cine Avenida, Cine Nelli e Vila Rica.
Algumas páginas de “História do Cinema em Botucatu” são dedicadas ao grêmio cinematográfico, o qual promovia confraternizações entre profissionais que atuavam nas diversas funções.
A publicação contextualiza a trajetória do cinema em Botucatu com elementos de destaques mundiais e nacionais da sétima arte, além de aspectos socioeconômicos, culturais e políticos do país e do município.
Para a elaboração do livro, foram realizadas consultas em jornais como Correio de Botucatu e Folha de Botucatu, e em exemplares digitalizados do informativo Cine Repórter, disponível no acervo da Biblioteca Nacional.
Embora algumas entrevistas tenham sido inviabilizadas por não se conseguir contato de determinadas pessoas ou em decorrência do falecimento dos antigos profissionais, o livro reúne depoimentos inéditos.
A iniciativa de produzir a obra partiu de um grupo formado por pessoas com vínculos familiares e profissionais com o setor, movido pelo desejo de preservar e divulgar essa parte significativa da história de Botucatu.
A publicação tem como autores Adriana Donini e Luiz Roberto Coelho Gomes. As pesquisas foram realizadas por Adriana Donini, Antonio Cecilio Junior, Fulvio Chiaradia, João Carlos Figueiroa e Luiz Roberto Coelho Gomes. A diagramação é de Edil Gomes. O livro foi prefaciado pelo prof. Dr. Marco Alexandre de Aguiar.
A versão digital de "História do Cinema em Botucatu" está disponível em: https://www.editoratipica.com.br/historia-do-cinema-em-botucatu.