18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Líderes religiosos sugerem aproximação durante novos encontros em Botucatu

Depois de um debate de ideias na Rádio Municipalista (1240 AM) na manhã desta terça-feira (20), em Botucatu (SP), onde líderes religiosos falaram sobre a necessidade de maior diálogo e respeito entre os praticantes de diferentes denominações de fé, lançou-se a ideia de realizarem encontros periódicos em lugares neutros, mas que busquem cada vez mais a paz entre todos, afastando o preconceito.

O debate teve a participação de diferentes manifestações que dificilmente se encontravam na cidade: Felipe dos Anjos do Candomblé (Ile Orixa Axe Aluaye), Matheus Francisco Pereira – Presidente Associação Espírita União Umbanda, Padre Luiz Alcione Grillo, represente do arcebispo Dom Mauricio (Igreja Católica), Pastor Renato Ruiz Guimarães Lopes – Primeira Igreja Batista de Botucatu, Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh representando a comunidade islâmica de Botucatu e região, e pela sociedade civil Conceição Domingos Vercesi – Presidente Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Botucatu, além de Ivanira de Souza que é Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Botucatu (ação social dos católicos).

Durante a entrevista os participantes falaram que ainda existe preconceito e a reafirmação de muitos de vêem só sua fé como a certa, o que deve ser combatido. Ao mesmo tempo defenderam que não se deve mais falar em tolerância no sentido de “ter que tolerar” e sim respeitar o outro. Falaram ainda em enfatizar em suas mensagens o respeito pela outra religião no sentido de não tentar “convencer” a outra pessoa a mudar de religião.

Ao final todos tiraram uma foto e saíram com o desejo de um ato em conjunto em local neutro, como em uma praça ou local fechado como Espaço Cultural, para manter a aproximação e diálogo.

Números do Censo de 2010 mostram que na cidade existiam na data da pesquisa mais de 77 mil católicos apostólicos romanos, 35 mil evangélicos e 21 mil evangélicos pentecostais, quase 3 mil espíritas, 217 umbandistas, 102 da Católica Brasileira, 37 candomblés, 13 do judaísmo e 67 não souberam responder.

No Brasil são 123 milhões de católicos romanos, seguidos de 42 milhões de evangélicos, 25 milhões de pentecostais, 3,8 milhões de espíritas, com citação de praticantes dos católicos ortodoxos, católica brasileira, Umbanda, Candomblé, afro-brasileiras, judaísmo, hinduísmo, islamismo e  indígenas.

 

OPINIÕES

GRATIDÃO: “Dia realmente inesquecível!!! Os massacres e os assassinatos não podem mais ocupar o lugar do diálogo pois o Criador, o Deus invisível mas real, criou a todos/as. Botucatu esta fazendo a sua parte nessa construção. Obrigada a todos estes Líderes que aceitaram o convite e a todos/as cidadãos de bem e de paz que nos ouviram esta manhã. Como diz um grande amigo”. – Conceição Domingos Vercesi.

DIA MARCANTE: “Obrigado a todos que acompanharam e oraram. Foi um dia marcante para mim e para nós como comunidade de Jesus de Nazaré. Ser cristão significa ir além das fronteiras, dos muros e dogmas para alcançar (não é converter) o próximo. Que assim seja sempre através de nós. Paz seja com vocês”. Pastor Renato Ruiz Guimarães Lopes.

A entrevista será retransmitida na TV Câmara (Municipal) em data a ser divulgada.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes