19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Leitora registra nuvem com grande acúmulo de chuva e vento

Neide Zonta registrou no Jardim Itamaraty, nuvens que podem ocasionar chuva forte e com vento em Botucatu.

Um alerta foi enviado pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira (05), porém sem a concretização de chuva forte durante o dia. Já no final da tarde essa grande nuvem se formou e podia ser vista no setor norte e em Rubião Jr.

Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. Tipicamente, surge a partir do desenvolvimento de cúmulos que, por ação de ventos convectivos ascendentes, ganham massa e volume e passam a ser cumulus congestus e, no auge de sua evolução, torna-se um cúmulo-nimbo, quando atingem mais de quinze quilômetros de altura.

Uma de suas principais características é o formato de bigorna que forma-se em seu topo, resultado dos ventos da alta troposfera. Tipicamente produzem muita chuva, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Nuvens isoladas possuem ciclo de vida médio de uma hora. Classificam-se em dois tipos principais, cuja diferença é o seu formato superior, enquanto que características peculiares ganham denominações especiais.

Este tipo de nuvem frequentemente associa-se a eventos meteorológicos extremos, como a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuva volumosa, além de granizo e neve. Podem ocorrer isoladas, em conjunto (formando multicélulas) ou associadas à frentes. Um cúmulo-nimbo, ao atingir o extremo de seu desenvolvimento, forma uma supercélula que, por sua vez, é responsável por eventos extremos, como fortes chuvas de granizo, muitos raios e tornados.

Na posição da nuvem pode ser que a área seria Barra Bonita, mas poderia se movimentar para outras cidades ou Botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes